Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Chevrolet Onix se aproxima do líder Fiat Palio

Mercado | 01/04/2015 | 20h34

Chevrolet Onix se aproxima do líder Fiat Palio

Modelo da GM foi o 2º mais vendido no primeiro trimestre

GIOVANNA RIATO, AB

O Chevrolet Onix fortaleceu sua posição no mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2015. A General Motors emplacou 29,9 mil unidades do modelo entre janeiro e março e conquistou a segunda colocação no ranking dos carros mais vendidos, segundo dados divulgados pela Fenabrave, entidade que representa os distribuidores do setor. O veículo ficou atrás apenas do Fiat Palio, que permaneceu na liderança com 32,8 mil emplacamentos.

-Veja aqui os dados da Fenabrave

Ainda assim, o carro da fabricante italiana conta com dois modelos com o mesmo nome para sustentar o título de mais vendido do Brasil: a versão Fire, releitura da terceira geração do veículo, que figura entre os automóveis mais baratos do Brasil, e o Novo Palio, lançado em 2012. Enquanto isso, o Onix garantiu o posto de segundo carro mais vendido do Brasil sem artimanhas para inflar o volume de vendas com gerações ultrapassadas oferecidas com preços competitivos.

O modelo da Chevrolet também tem o mérito de ser o mais vendido do Brasil quando consideradas apenas as vendas no varejo, aquelas feitas pelas concessionárias aos consumidores finais. Foram entregues 26,9 mil unidades desta maneira no primeiro trimestre. Já o campeão em vendas diretas, realizadas pelas montadoras aos grandes frotistas, como locadoras, é o Ford Ka. O compacto acumulou 8,2 mil emplacamentos desta maneira até março. O volume, no entanto, não foi o suficiente para colocá-lo entre os cinco carros mais vendidos no ranking geral. Considerando o varejo e os negócios diretos o modelo foi o sétimo mais emplacado do Brasil de janeiro a março.

Na briga pelas primeiras posições entre os mais emplacados, atrás do Palio e do Onix, vem a picape Fiat Strada, com 29,8 mil licenciamentos. A quarta colocação é ocupada pelo Hyundai HB20, com 24,5 mil unidades vendidas. Apenas no quinto lugar aparece um modelo da Volkswagen: o Fox, com 23,4 mil unidades.

Já o Volkswagen Gol, o carro mais vendido do Brasil por mais de duas décadas, parece ter deixado o título de líder de lado definitivamente. Com 22 mil emplacamentos, o automóvel caiu para a sétima posição em vendas, atrás do Fiat Uno e do Ford Ka. O Up!, lançado em 2014 como a aposta da montadora para manter seu alto volume de vendas quando o Gol geração 4 saísse de linha, continua frustrando as expectativas da companhia e permaneceu na 12ª colocação no ranking dos mais vendidos, com apenas 17,1 mil unidades.



Tags: Chevrolet Onix, Fiat Palio, vendas, mercado, ranking.

Comentários

  • Geraldo Pedroso

    O consumidor brasileiro gradualmente vem aprendendo a separar o que é inovador do que é renovado. O Gol, "cansado" modelo da VW, é o melhor exemplo disso: projeto às vésperas de entrar na "idade do lobo", o ultrapassado carro popular (?) já não tem mais fôlego para acompanhar os mais jovens - exceção feita ao Palio, "trintão" cujo aniversário foi renegado pela Fiat, que busca no preço baixo a sua sustentação. Mas nem todos os projetos novos estão "bem na fita". O Up!, esperança da velha senhora, digo, da Volkswagen, não encanta ninguém. Ou melhor, não engana ninguém: feio, desengonçado e com preço mal calculado, ele não é capaz de enfeitar qualquer garagem. Nem mesmo aquelas totalmente fechadas. Pois é, nao basta a preferencia aos modelos mais novos: eles também precisam ser bons, bonitos e, se possível, baratos.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência