Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Scania inaugura centro de P&D em parceria com a Poli-USP

Engenharia | 09/04/2015 | 18h33

Scania inaugura centro de P&D em parceria com a Poli-USP

Empreendimento fica no Parque Tecnológico de Sorocaba

GIOVANNA RIATO, AB

A Scania inaugura na sexta-feira, 10, laboratório de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O empreendimento fica no Parque Tecnológico de Sorocaba, no interior de São Paulo. A cooperação entre a companhia e a instituição foi firmada em 2013 e conta com investimento de R$ 6 milhões da montadora, o maior já feito pela companhia na área de pesquisa no Brasil. Parte deste montante foi destinada à construção do centro de P&D.

O objetivo da cooperação é estudar o fluxo de ar em motores diesel e buscar redução de consumo de combustível e consequentemente da emissão de poluentes. A Scania não detalha em qual veículo a novidade pode ser implementada quando o programa for concluído, mas garante que a intenção é colocar em uso assim que possível. “A tecnologia poderá ser aplicada em qualquer tipo de motor, tanto Euro 5 quando Euro 6. O que descobrirmos será implementado globalmente”, explica o presidente da companhia para a América Latina, Per Olov Svedlund.

O executivo aponta que, com a linha de produtos totalmente globalizada, o desenvolvimento também é compartilhado. Dessa forma, uma possível solução para reduzir consumo fruto da parceria com a Poli será parte de um projeto maior, que contará também com a colaboração dos centros de pesquisa da companhia na Europa. A empresa sueca mantém uma série de programas semelhantes de desenvolvimento em cooperação com universidades. “É algo muito comum. Precisamos de ajuda na área de P&D”, explica Svedlund. Segundo ele, a Scania tem em sua matriz cerca de 2 mil engenheiros. Já a operação brasileira conta com em torno de 200 profissionais da área.

Da estrutura local da montadora, 12 engenheiros se candidataram e foram selecionados para cursarem doutorado na Poli-USP. Dessa forma eles serão a ponte entre a academia e a aplicação prática das tecnologias desenvolvidas no programa. O time que trabalha na atual etapa do projeto conta também com nove estudantes da instituição, incluindo alunos da graduação e do doutorado. “Na parceria, além de a Scania ter investido dinheiro diretamente, eles cederam estes profissionais, que tiveram a carga horária na empresa reduzida em 50% para que o restante do tempo seja dedicado à pesquisa”, conta Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva da instituição e coordenador da iniciativa.

INDÚSTRIA E ACADEMIA

O professor considera a cooperação algo louvável no setor automotivo. “Falta relacionamento entre indústria e academia. Em outros setores há mais parcerias assim, mas a maior parte das empresas deste segmento concentra a pesquisa e desenvolvimento em suas matrizes no exterior”, aponta Massarani.

Esta não é a primeira colaboração entre a Scania e a Poli-USP, mas é a mais expressiva, já que contempla a construção do laboratório no Parque Tecnológico. O projeto termina em dezembro de 2016, data prevista para que os engenheiros da companhia concluam o doutorado e apresentem os resultados.

Pelo acordo entre a empresa e a instituição, a estrutura física instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba pertence à universidade. Ainda assim, o presidente da Scania sinaliza intenção de aproveitar o laboratório e estender a cooperação. “Este é o primeiro investimento nesta parceria. A ideia é continuar com novos projetos”, admite Svedlund.



Tags: Scania, Poli-USP, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento, P&D, Parque Tecnológico de Sorocaba.

Comentários

  • Marcio Santos

    Iniciativa primorosa!!! Deveria ser seguida por outras industrias.

  • Eustaquio Sirolli

    Parabéns à Scania e Poli/CEA pela ação totalmente pro-ativa e de vanguarda na integração empresa/escola! Com certeza será um sucesso e vai motivar outras empresas tomarem a mesma atitude!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência