Engenharia
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09/04/2015
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18h33
Scania inaugura centro de P&D em parceria com a Poli-USP
Empreendimento fica no Parque Tecnológico de Sorocaba
GIOVANNA RIATO, AB
A Scania inaugura na sexta-feira, 10, laboratório de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O empreendimento fica no Parque Tecnológico de Sorocaba, no interior de São Paulo. A cooperação entre a companhia e a instituição foi firmada em 2013 e conta com investimento de R$ 6 milhões da montadora, o maior já feito pela companhia na área de pesquisa no Brasil. Parte deste montante foi destinada à construção do centro de P&D.
O objetivo da cooperação é estudar o fluxo de ar em motores diesel e buscar redução de consumo de combustível e consequentemente da emissão de poluentes. A Scania não detalha em qual veículo a novidade pode ser implementada quando o programa for concluído, mas garante que a intenção é colocar em uso assim que possível. “A tecnologia poderá ser aplicada em qualquer tipo de motor, tanto Euro 5 quando Euro 6. O que descobrirmos será implementado globalmente”, explica o presidente da companhia para a América Latina, Per Olov Svedlund.
O executivo aponta que, com a linha de produtos totalmente globalizada, o desenvolvimento também é compartilhado. Dessa forma, uma possível solução para reduzir consumo fruto da parceria com a Poli será parte de um projeto maior, que contará também com a colaboração dos centros de pesquisa da companhia na Europa. A empresa sueca mantém uma série de programas semelhantes de desenvolvimento em cooperação com universidades. “É algo muito comum. Precisamos de ajuda na área de P&D”, explica Svedlund. Segundo ele, a Scania tem em sua matriz cerca de 2 mil engenheiros. Já a operação brasileira conta com em torno de 200 profissionais da área.
Da estrutura local da montadora, 12 engenheiros se candidataram e foram selecionados para cursarem doutorado na Poli-USP. Dessa forma eles serão a ponte entre a academia e a aplicação prática das tecnologias desenvolvidas no programa. O time que trabalha na atual etapa do projeto conta também com nove estudantes da instituição, incluindo alunos da graduação e do doutorado. “Na parceria, além de a Scania ter investido dinheiro diretamente, eles cederam estes profissionais, que tiveram a carga horária na empresa reduzida em 50% para que o restante do tempo seja dedicado à pesquisa”, conta Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva da instituição e coordenador da iniciativa.
INDÚSTRIA E ACADEMIA
O professor considera a cooperação algo louvável no setor automotivo. “Falta relacionamento entre indústria e academia. Em outros setores há mais parcerias assim, mas a maior parte das empresas deste segmento concentra a pesquisa e desenvolvimento em suas matrizes no exterior”, aponta Massarani.
Esta não é a primeira colaboração entre a Scania e a Poli-USP, mas é a mais expressiva, já que contempla a construção do laboratório no Parque Tecnológico. O projeto termina em dezembro de 2016, data prevista para que os engenheiros da companhia concluam o doutorado e apresentem os resultados.
Pelo acordo entre a empresa e a instituição, a estrutura física instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba pertence à universidade. Ainda assim, o presidente da Scania sinaliza intenção de aproveitar o laboratório e estender a cooperação. “Este é o primeiro investimento nesta parceria. A ideia é continuar com novos projetos”, admite Svedlund.
Tags: Scania, Poli-USP, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento, P&D, Parque Tecnológico de Sorocaba.