Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Carreira | 23/04/2015 | 18h18

Volvo contrata presidente e CEO global da Scania

Martin Lundstedt assumirá o cargo em outubro no lugar de Olof Persson

REDAÇÃO AB

O presidente e CEO global da Scania, Martin Lundstedt, aceitou deixar a empresa, onde trabalha há mais de 20 anos e desde 2012 neste cargo, para assumir a mesma função no Grupo Volvo a partir de outubro, em substituição a Olof Persson, que deixará o cargo após 4 anos por decisão do conselho de administração da companhia. Até que o novo CEO assuma, o CFO do Grupo Volvo, Jan Gurander, será o presidente e CEO interino.

“Após três anos com foco na renovação de produtos, eficiência interna e de reestruturação, o Grupo Volvo está gradualmente entrando em uma nova fase, com novo foco, intensificado no crescimento e no aumento da rentabilidade. Este objetivo será atingido por meio de uma maior liderança de nossas marcas, fortes ativos e trabalhadores engajados e qualificados em todo o mundo", diz Carl-Henric Svanberg, presidente do conselho do Grupo Volvo. “Martin Lundstedt tem 25 anos de experiência de desenvolvimento, produção e vendas na indústria de veículos comerciais. Ele também é conhecido por seu estilo de liderança vencedora”, completa o executivo.

Por sua vez, Martin Winterkorn, CEO do Grupo Volkswagen e também presidente do conselho de administração da Scania disse: “Respeitamos a decisão de Martin Lundstedt em deixar a empresa e gostaria de agradecê-lo por seus esforços bem-sucedidos para desenvolver e reforçar a forte posição da Scania no mercado durante seus anos como presidente e CEO”, disse.

Per Hallberg, vice-presidente executivo, diretor de produção e logística da Scania foi nomeado presidente e CEO interino, que acumulará suas responsabilidades atuais na montadora.

BASTIDORES

O anúncio da substituição de Olof Persson por Martin Lundstedt foi feito por Carl-Henric Svanberg na quarta-feira, 22, durante a divulgação do balanço financeiro do Grupo Volvo para o primeiro trimestre. Durante o seu mandato de quatro anos, Persson foi criticado por não deter a erosão das margens de lucro, apesar de um programa de corte de custos equivalente a US$ 1,1 bilhão entre 2012 e 2015, que, até agora, soma algo como US$ 715 milhões, incluindo cerca de 4 mil cortes de empregos em todo o mundo.

“A diretoria chegou à conclusão de que estamos bem servidos por alguém com mais experiência na indústria de caminhão”, disse Carl-Henric Svanberg em entrevista ao jornal The Wall Street.

Ainda de acordo com a publicação, Svanberg minimizou o foco de seu discurso sobre o corte de custos e margens e disse que a Volvo terá que se concentrar em obter de todas as divisões do grupo a fim de caminhar na mesma direção.

“Você não pode alcançar a liderança mundial por meio de cortes de custos sozinho. É preciso habilidades de liderança para intensificar a energia dentro de uma organização. Você tem que ter uma visão clara e pessoas dentro da organização com necessidade de se sentir e isso é o que tentamos realizar”, acrescentou.

O Wall Street Journal reporta também que o executivo disse não ter havido maiores problemas entre o conselho e Persson sobre sua saída e reforçou que a empresa espera cumprir seu plano de corte de custo até o fim do ano, apesar dos US$ 715 milhões estar longe desta meta.



Tags: Volvo, Scania, presidente, CEO, Martin Lundstedt, Olof Persson, Martin Winterkorn.

Comentários

  • Lucas Ramos

    Sem duvida um enorme ganho para a Volvo. A Scania hoje é uma empresa bem consolidada no mercado graças ao Martin Lundstedt. Acredito que a Volvo crescerá muito com ele no comando

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência