Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 04/05/2015 | 18h45

Volkswagen é grupo automotivo mundial mais inovador

Já Mercedes é a marca mais inovadora, segundo pesquisa de instituto alemão

REDAÇÃO AB

O Grupo Volkswagen foi eleito o fabricante de veículos mais inovador do mundo em 2015, à frente de Daimler e Ford. Também foi o considerado o campeão de inovações da última década, acima de Daimler e Grupo BMW, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Os dados são do levantamento anual do Centro de Gerenciamento Automotivo (CAM na sigla em inglês), instituto alemão independente de pesquisas para o setor automotivo, juntamente com a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). A Mercedes-Benz foi escolhida pelo júri, no prêmio especial, como a marca mais inovadora da década, passando BMW e Volkswagen.

Felix Kuhnert, sócio e chefe da PwC Automotive para Alemanha e Europa, analisa que inovar faz parte do DNA das fabricantes alemãs. “A inovação é um pré-requisito essencial para o sucesso, mas apenas para fabricantes da Alemanha. Quando se compra Audi, Mercedes, BMW ou Porsche, espera-se tecnologia de ponta para o dinheiro investido”, avalia o executivo. Para o CAM, em 2014 houve mais inovação do que nunca no levantamento que avaliou 1,2 mil casos de 18 grupos e 53 marcas da indústria.

De acordo com a pesquisa, ainda que mantenha 37% das inovações registradas pelo instituto, a indústria automotiva alemã apresentou declínio de 4% em relação ao nível recorde do ano anterior. O Japão, segundo colocado no número de casos apresentados, também caiu 4% em relação ao ano anterior e agora tem 18% de participação. O destaque vai para o mercado norte-americano, que cresceu 2% no número de inovações da indústria e chegou a 17% do total.

O prêmio de inovação para marca de grande volume de produção foi dado pela primeira vez à Ford, que ficou à frente de Volkswagen e Hyundai, segunda e terceira colocadas, respectivamente. A Mercedes foi campeã como marca premium mais inovadora, seguida de Audi e BMW.

Já o modelo que venceu na categoria de carro inovador mais forte foi o Volvo XC90, com 35 pontos no índice, ficando na frente do Volkswagen Passat e do Jaguar XE, com 31 e 23 pontos cada, respectivamente.

O Grupo BMW foi reconhecido em prêmio especial pelo compromisso com sistemas de propulsão alternativos: o "projeto i" de carros elétricos e híbridos recebeu premiação especial como o mais inovador da década passada. Com os modelos i3 e i8, o grupo de Munique foca em mobilidade elétrica e estruturas de carbono.

Stefan Bratzel, líder de estudos do CAM, observa que as mudanças estruturais na indústria estão relacionadas ao alto nível de inovação. “A indústria automotiva está em fase de mudança de paradigmas: novos mercados, novas necessidades dos clientes e novas tecnologias, que resultam na reinvenção do automóvel”, avalia.

Enquanto entre as montadoras as campeãs são todas alemãs, entre os fornecedores a nacionalidade dos vencedores é diversificada. A categoria de elétricos e eletrônicos ficou com o grupo alemão Continental. Em interiores, a francesa Faurecia levou o máximo dos pontos. A americana TRW Automotive (comprada no ano passado pela alemã ZF) ganhou com os sistemas de segurança na categoria de chassis. No quesito exterior, o júri conferiu vitória ao grupo ThyssenKrupp, também com sede na Alemanha. Na categoria condução, a campeã foi a companhia canadense-austríaca Magna, pelo desenvolvimento de tecnologia de tração.



Tags: AutomotiveINNOVATIONS, VW, Volkswagen, Centro de Gerenciamento Automotivo, PricewaterhouseCoopers, PwC, Felix Kuhnert, Stefan Bratzel.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência