Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 04/05/2015 | 19h15

FPT já usina bloco e cabeçote na Argentina

Projeto iniciado em 2013 resultou em 40 contratações em Córdoba

REDAÇÃO AB

A fábrica da FPT Industrial de Córdoba, na Argentina, passou a executar internamente a usinagem do bloco e do cabeçote do motor, etapa antes realizada pela unidade francesa da companhia em Bourbon-Lancy. Inaugurada em 2012, a planta de Córdoba emprega mais de 300 pessoas. Para atender o novo processo interno foram contratados cerca de 40 novos funcionários diretos e indiretos.

O projeto de usinagem própria começou em 2013 no país vizinho. Foram adquiridos equipamentos específicos para montar o cabeçote e o bloco do motor, lavadoras de alta pressão e equipamentos de teste e medição responsáveis pela verificação dimensional, que avalia se o tamanho e a espessura dos motores estão de acordo com as especificações.

Atualmente, a FPT produz motores na Argentina utilizando-se da tecnologia de alta pressão, que retira as impurezas dos componentes internos do motor e possibilita que, na última etapa da operação da usinagem, o acabamento do motor seja feito sem a necessidade de girar o bloco completo, uma vantagem operacional ante a concorrência. Em outras montadoras o processo é feito em partes, o que pode causar erro na medição e demora no processo.

Para Izidro Penatti, diretor da planta de Sete Lagoas, MG, e da FPT Industrial na América Latina, houve “alterações e melhorias em toda a cadeia de produção trazidas pela usinagem interna”. A FPT Industrial produz em Córdoba os motores Cursor 9 e Cursor 13, presentes em caminhões pesados e extrapesados. A versão mais potente é o Cursor 13, um seis-cilindros de 560 cavalos com aftercooler.



Tags: FPT, Córdoba, Bourbon-Lancy, usinagem, bloco, cabeçote, Izidro Penatti.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência