Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Brasil cai para 7º em ranking global no 1º trimestre

Mercado | 05/05/2015 | 18h51

Brasil cai para 7º em ranking global no 1º trimestre

País era o 4º em 2014 e é superado por Grã-Bretanha, Alemanha e Índia

REDAÇÃO AB

Após encerrar 2014 ainda segurando por pouco a posição de quarto maior mercado de veículos do mundo, o Brasil caiu para a sétima posição no ranking global do primeiro trimestre de 2015, aponta o mais recente relatório da Jato Dynamics, divulgado na terça-feira, 5. No encerramento dos três primeiros meses do ano, o mercado brasileiro foi ultrapassado por Grã-Bretanha, Alemanha e Índia, que figuram nas quarta, quinta e sexta posições, respectivamente. A lista ainda é encabeçada por China, com Estados Unidos como vice-líder global e Japão em terceiro.

Entre os dez primeiros do ranking, apenas Brasil e Japão apresentaram queda das vendas no primeiro trimestre quando comparadas com igual período do ano passado: enquanto o mercado japonês encolheu 14,6%, o brasileiro acumula retração de 16,2%. O mesmo movimento se observa no comparativo mensal: em março, os volumes de veículos vendidos aqui foi 1,2% menor contra o de mesmo mês de 2014, enquanto que no Japão a queda foi a 11,4%. Os demais mercados registraram crescimento das vendas tanto em março quanto no acumulado do trimestre.

A Rússia é o terceiro mercado com desempenho negativo, considerando ambos os comparativos: no primeiro trimestre, as vendas caíram expressivos 36,3%, refletindo o cenário de incertezas econômicas daquele país, enquanto os emplacamentos de março ficaram 42,5% menores do que os de março do ano passado.



DESEMPENHO DAS MARCAS

Os três maiores grupos automotivos do mundo registraram queda nas vendas no primeiro trimestre. O Grupo Volkswagen, que inclui Audi, Porsche, Skoda e Seat além da própria Volkswagen, lidera as vendas mundiais, com pouco mais de 2,2 milhões de veículos entregues no primeiro trimestre, volume que representou queda de 0,5% sobre o resultado de igual intervalo do ano passado. A Toyota, que engloba também a Lexus, segue na vice-liderança, com 2,05 milhões de unidades e retração de 6%.

O destaque da lista vai para a disputa acirrada entre Hyundai e Ford, mantendo a montadora sul-coreana no quarto lugar pela diferença de 191 mil unidades. Ambas registraram crescimento semelhante nos emplacamentos do primeiro trimestre: 2,1% e 2,3%, respectivamente.

Os grupos Nissan, FCA e Suzuki aparecem no ranking dos 10 maiores do mundo com retração nas vendas acumuladas do trimestre, enquanto Honda vê as entregas subirem 2,3%. Por sua vez, a PSA Peugeot Citroën sai do vermelho e registra leve aumento de 0,7% nas vendas globais.





Tags: Vendas globais, ranking, Brasil, Jato Dynamics.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência