Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 08/05/2015 | 14h45

Michelin lança pneu misto para uso urbano e rural

Fabricado no Brasil, o LTX Force é destinado a SUVs, picapes e crossovers

VICTOR FRANÇOIS, AB | De Buenos Aires, Argentina

A Michelin lançou em Buenos Aires, na Argentina, a nova linha LTX Force, de pneus mistos para utilização na cidade e no campo. O produto é específico para crossovers, picapes e SUVs e já está sendo fabricado na unidade brasileira de Itatiaia, no Rio de Janeiro. O projeto de pesquisa e desenvolvimento foi feito no Brasil e pensado para as condições de rodagem das estradas daqui e de outros países emergentes. O pneu, com design inspirado no Rally Dakkar, também será produzido na fábrica da Tailândia.

Segundo testes auditados pela Dekra e Tuv Sud, o LTX Force tem desempenho superior aos concorrentes diretos Goodyear Wrangler Adventure e Pirelli Scorpion ATR, já que freia dois metros antes em pistas molhadas, tem bom comportamento em situações de aquaplanagem e, segundo a fabricante, durabilidade 35% maior.

Bruno Blanc, diretor de marketing para pneus de passeio e caminhonetes da Michelin América do Sul, acredita que a crise no mercado automotivo brasileiro é cíclica e as vendas do pneu não serão afetadas. “O LTX Force chega ao mercado brasileiro com preço competitivo e é destinado a um nicho específico que apresenta crescimento mesmo durante a crise. Também exportaremos ele para muitos outros países no mundo”, observa.

O executivo revela também que o novo pneu deverá custar em média R$ 800 para o mercado de São Paulo. “€ 600 milhões é o investimento total da Michelin, por ano, em pesquisa e desenvolvimento. O projeto do LTX Force começou em 2011 e desde então já estava previsto para ser feito no Brasil”, analisa Blanc, que não revela o aporte específico para essa gama e nem a produção da planta brasileira.

O LTX Force estará nas lojas ainda este mês, com aros que vão de 15 a 18 polegadas. A partir do segundo semestre os modelos Chevrolet S10 e Trail Blazer, Ford EcoSport e Volkswagen Amarok sairão de fábrica equipados com o pneu.



Tags: Michelin, LTX Force, Bruno Blanc, Argentina, crossover, SUV, picape, Goodyear, Pirelli.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência