Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 12/05/2015 | 16h45

Mercedes testa caminhão autônomo nos EUA

Daimler Trucks aplicou seu Highway Pilot em um modelo Freightliner

REDAÇÃO AB

O Freightliner Inspiration Truck equipado com sistema Highway Pilot é o primeiro caminhão autônomo a conseguir licença para uso em estradas públicas. O fato ocorreu em Nevada, nos Estados Unidos, menos um ano depois de a Daimler Trucks mostrar pela primeira vez ao mundo um caminhão autônomo, quando o Mercedes Future Truck 2025 rodou em trecho de rodovia na Alemanha (veja aqui).

. Os engenheiros da Daimler Trucks transferiram o Highway Pilot para a marca americana Freightliner e o adequaram ao uso nas rodovias dos Estados Unidos. O veículo autônomo foi montado sobre um modelo Cascadia fabricado em série.

A tecnologia faz uso de um radar dianteiro, sensores e uma câmera estéreo, mais os sistemas já testados e aprovados de assistência à condução, como o Adaptive Cruise Control (piloto automático adaptável), disponível tanto para o Cascadia como para o Mercedes-Benz Actros.

A tecnologia foi aprimorada e a interação dos componentes, extensivamente testada para a obtenção da licença de tráfego em estradas. Num circuito de testes alemão o Freightliner Inspiration Truck cobriu mais de 16 mil quilômetros.

OPERAÇÃO DO VEÍCULO

O motorista pode acionar o Highway Pilot assim que o Freightliner Inspiration Truck chega à estrada. O condutor recebe um alerta pelo painel para ativar o sistema. Nesse momento o caminhão muda para o modo autônomo, adapta-se à velocidade da via e o motorista recebe outra vez pelo painel a mensagem "Highway Pilot ativado".

O conjunto de equipamentos inclui funções lane-keeping (manutenção na faixa de rolagem), collision-prevention (prevenção de colisões), regula a velocidade, aplica os freios e dirige. A combinação de sistemas cria um veículo autônomo que consegue operar com segurança em diferentes condições.

Sozinho, o caminhão consegue cumprir os limites de velocidade informados, ajustar a distância a ser mantida em relação ao veículo da frente e usar a função de parada/partida em períodos de tráfego intenso. O Highway Pilot inicia as ultrapassagens de forma autônoma. Elas têm de ser feitas pelo motorista, assim como a saída da rodovia e as mudanças de pista. Pela interface do usuário, o Highway Pilot mantém o motorista visualmente informado sobre a situação do momento e aceita instruções. O motorista pode desativar o sistema manualmente e consegue sobrepujá-lo a qualquer momento. Se o veículo não puder mais processar aspectos essenciais à sua volta, por exemplo, por causa de obras na estrada ou mau tempo, o motorista é avisado para assumir o comando.

A caixa de direção instalada no Freightliner Inspiration Truck é testada em caminhões Mercedes-Benz desde 2011 e a câmera do Lane Keeping Assist completou mais de 80 mil quilômetros de testes. Vem sendo usada em todos os projetos de engenharia avançada da Mercedes-Benz desde 2008.

Os testes do radar dianteiro também começaram em 2008 e, desde então, foram concluídos com sucesso em mais de 3 milhões de quilômetros na produção em série e em testes nas divisões de automóveis e caminhões da Mercedes-Benz.



Tags: Freightliner Inspiration Truck, Cascadia, Mercedes, Daimler Trucks, Adaptive Cruise Control, Highway Pilot.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência