Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford Focus terá frenagem automática

Lançamentos | 13/05/2015 | 18h00

Ford Focus terá frenagem automática

Modelo reestilizado feito na Argentina chega ao Brasil no 2º semestre

PEDRO KUTNEY, AB

A Ford mostrou pela primeira vez no Brasil o hatch médio Focus reestilizado, que será fabricado na Argentina e chega ao no mercado brasileiro no segundo semestre, entre agosto e setembro. A fabricante confirmou parte do pacote tecnológico do carro, provavelmente opcional e só disponível nas versões mais caras, que incluirá frenagem automática, ainda inédita em modelos produzidos no Mercosul.

O sistema funciona no trânsito das cidades, em velocidades de até 50 km/h. Um sensor no para-brisa monitora carros ou qualquer outro obstáculo à frente e, em caso de risco de colisão, aciona os freios automaticamente, evitando acidentes ou mitigando seus efeitos. Conjugado com câmbio automático e o cruise control, que mantém distância pré-determinada do veículo adiante, no anda-e-para das cidades pode-se ativar a frenagem automática e, quando quiser, basta apertar um botão no volante para retomar o movimento, tudo sem precisar usar nenhum pedal. “Limitamos a 50 km/h porque acima disso a frenagem automática pode assustar o motorista e até causar um acidente”, explica Marcio Alfonso, diretor de engenharia da Ford América do Sul.

Em outra tecnologia ainda pouco difundida na região, a Ford vai oferecer pela primeira vez no novo Focus a assistência eletrônica de estacionamento. Ao toque de um botão no painel, sensores passam a buscar uma vaga lateral ou perpendicular e, uma vez encontrado o espaço, o sistema passa a controlar a direção e faz a baliza automaticamente para o motorista, que ainda precisará comandar acelerador e freios. A assistência também funciona para ajudar a sair da vaga.

O Focus também vai incorporar outras duas tecnologias já disponíveis nos demais modelos da Ford: a terceira geração do sistema multimídia Sync de conectividade, entretenimento e navegação equipado com o AppLink, que roda aplicativos do smartphone; e chamada de emergência, que em caso de acidente faz uma ligação automática, via celular pareado do motorista no Sync, para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o Samu. O sistema informa ao atendente que houve um acidente, fornece a localização e abre a linha para conversa com os ocupantes do veículo acidentado, para possível envio de socorro.

A Ford promete ainda incorporar ao Focus uma nova geração do sistema eletrônico de controle de estabilidade, capaz de predizer com maior precisão possíveis derrapagens e recolocar o carro no rumo certo com acionamento balanceado dos freios.

O Focus reestilizado ganhou novos faróis mais afilados e a grade dianteira hexagonal, já presente em toda a linha de carros da Ford no mundo. De resto, por fora pouca coisa parece ter mudado. As opções debaixo do capô devem seguir sendo o motor bicombustível DirectFlex 2.0 com injeção direta e 178 cavalos ou o 1.6 de 135 cv. A transmissão pode ser manual ou a automática de dupla embreagem Powershift.



Tags: Ford, Focus, frenagem automática, Sync, chamada de emergência, estacionamento automático, lançamentos, tecnologia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência