NOTÍCIAS
13/05/2015 | 18h00

Lançamentos

Ford Focus terá frenagem automática

Modelo reestilizado feito na Argentina chega ao Brasil no 2º semestre


PEDRO KUTNEY, AB

A Ford mostrou pela primeira vez no Brasil o hatch médio Focus reestilizado, que será fabricado na Argentina e chega ao no mercado brasileiro no segundo semestre, entre agosto e setembro. A fabricante confirmou parte do pacote tecnológico do carro, provavelmente opcional e só disponível nas versões mais caras, que incluirá frenagem automática, ainda inédita em modelos produzidos no Mercosul.

O sistema funciona no trânsito das cidades, em velocidades de até 50 km/h. Um sensor no para-brisa monitora carros ou qualquer outro obstáculo à frente e, em caso de risco de colisão, aciona os freios automaticamente, evitando acidentes ou mitigando seus efeitos. Conjugado com câmbio automático e o cruise control, que mantém distância pré-determinada do veículo adiante, no anda-e-para das cidades pode-se ativar a frenagem automática e, quando quiser, basta apertar um botão no volante para retomar o movimento, tudo sem precisar usar nenhum pedal. “Limitamos a 50 km/h porque acima disso a frenagem automática pode assustar o motorista e até causar um acidente”, explica Marcio Alfonso, diretor de engenharia da Ford América do Sul.

Em outra tecnologia ainda pouco difundida na região, a Ford vai oferecer pela primeira vez no novo Focus a assistência eletrônica de estacionamento. Ao toque de um botão no painel, sensores passam a buscar uma vaga lateral ou perpendicular e, uma vez encontrado o espaço, o sistema passa a controlar a direção e faz a baliza automaticamente para o motorista, que ainda precisará comandar acelerador e freios. A assistência também funciona para ajudar a sair da vaga.

O Focus também vai incorporar outras duas tecnologias já disponíveis nos demais modelos da Ford: a terceira geração do sistema multimídia Sync de conectividade, entretenimento e navegação equipado com o AppLink, que roda aplicativos do smartphone; e chamada de emergência, que em caso de acidente faz uma ligação automática, via celular pareado do motorista no Sync, para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o Samu. O sistema informa ao atendente que houve um acidente, fornece a localização e abre a linha para conversa com os ocupantes do veículo acidentado, para possível envio de socorro.

A Ford promete ainda incorporar ao Focus uma nova geração do sistema eletrônico de controle de estabilidade, capaz de predizer com maior precisão possíveis derrapagens e recolocar o carro no rumo certo com acionamento balanceado dos freios.

O Focus reestilizado ganhou novos faróis mais afilados e a grade dianteira hexagonal, já presente em toda a linha de carros da Ford no mundo. De resto, por fora pouca coisa parece ter mudado. As opções debaixo do capô devem seguir sendo o motor bicombustível DirectFlex 2.0 com injeção direta e 178 cavalos ou o 1.6 de 135 cv. A transmissão pode ser manual ou a automática de dupla embreagem Powershift.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 11/10/2017
Montadoras decretam fim da crise e já desfrutam de trajetória de recuperação

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 13/10/2017
Com Jumpy, marca avança em novo território
AUTOINFORME | 11/10/2017
Onix e HB20 elevam o patamar de entrada no mercado brasileiro
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes