Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 14/05/2015 | 22h50

Volvo lança manual de gestão em segurança viária

Ação faz parte da campanha “Zero Acidentes” feita pela marca

VICTOR FRANÇOIS, AB

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), está lançando o manual da ISO 39.001, norma internacional que certifica empresas voluntárias na gestão de segurança viária, para apoiar e orientar outras empresas do setor de logística e transporte rodoviário de carga a obter o certificado. Essa ação faz parte da campanha “Zero Acidente” da fabricante sueca.

Lançada no exterior em 2012, a ISO 39.001 ainda não foi traduzida no Brasil e está em processo de implementação no País. Por causa disso, o manual lançado pela Volvo antecipa detalhes das exigências e requisitos necessários para as empresas e também mapeia as ações que devem ser adotadas. Segundo a companhia, a decisão de criar essa campanha partiu dos seminários regionais promovidos pelo PVST entre setembro e novembro de 2014.

Paulo Cesar Gottlieb, da TRS Engenharia e responsável pelo manual, acredita que empresas que já têm as ISO 9.000 e ISO 14.001 (gestão de qualidade e ambiental, respectivamente) não terão dificuldades para obter a nova certificação. “Estima-se que dezenas empresas já possuam a ISO 39.001 no mundo e observamos receptividade para ela no Brasil”, comemora o executivo. Gottlieb ressalta que normas novas levam até quatro anos, a partir de sua criação, para atingir um grau de maturidade.

A Associação Brasileira de Normas Ténicas (ABNT) informa que já trabalha na tradução e na criação da versão nacional da ISO 39.001, que atenda as especificidades do mercado, sociedade e infraestrutura do Brasil.

Anaelse Oliveira, responsável pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito, acredita que, com a antecipação da vinda da ISO, a montadora fará com que outras empresas avancem na gestão de segurança viária. “Nosso objetivo foi ir além da discussão, disponibilizando a essência do conteúdo em um documento de orientação”, avalia.

Reconhecida mundialmente por investir em segurança em seus veículos, a Volvo lançou em 2014 a Linha F de caminhões (leia aqui), que leva a tecnologia de ponta da marca para evitar acidentes, com dispositivos como piloto automático inteligente que ativa frenagem de emergência, faróis que acompanham o movimento da direção, sistema anti-intrusão frontal que aumenta a resistência da cabine a impactos, freios auxiliares, suspensão dianteira nova e outras tecnologias já tradicionais, como o sistema que alerta o motorista o veículo saia da faixa rodagem por descuido ou desatenção.



Tags: Volvo, ISO 39.001, PVST, Programa Volvo de Segurança no Trânsito, ABNT, Linha F.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência