Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Comau SmartRob faz montagem de motores
Estação de montagem usa um robô NJ60

Tecnologia | 22/05/2015 | 18h52

Comau SmartRob faz montagem de motores

Estação automatizada é capaz de colocar as válvulas no cabeçote

REDAÇÃO AB

A Comau lançou numa feira de máquinas em São Paulo a SmartRob, estação de montagem robótica automatizada produzida no Brasil e apropriada à montagem de motores. Segundo a empresa, trata-se de um sistema modular que suporta várias configurações para a operação de linhas de montagem, em conformidade com requisitos das normas NR12 e de manufatura enxuta.

A estação 2400 pode ser programada para desenvolver qualquer atividade de montagem de motores. Durante a feira ela simulou um processo de montagem de válvulas do cabeçote do motor. A SmartRob é totalmente automatizada e utiliza um robô NJ60. Nessa configuração, está apta a executar a montagem do cabeçote dos cilindros e o ferramental também permite a modificação com um investimento mínimo, segundo a Comau, para suportar outras versões do mesmo motor ou tipo similar.



Tags: Comau, SmartRob, NR12, manufatura enxuta, robô, NJ60.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência