Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Leves | 22/05/2015 | 18h40

Volkswagen já vendeu todos os XL1

Modelo supereconômico tem produção limitada a 200 unidades

GIOVANNA RIATO, AB | De Boxberg, Alemanha

A Volkswagen já está com toda a produção do XL1 vendida. O modelo foi oferecido a clientes especiais antes mesmo de ser levado a qualquer outro canal da montadora. Nessa etapa já foram feitas as encomendas das 200 unidades que estão em fabricação na planta de Osnabrück, na Alemanha. O carro foi negociado a salgados € 101 mil, preço simbólico já que o modelo é um projeto especial da área de pesquisa e desenvolvimento da companhia e não trará lucro à marca.

O XL1 foi um dos carros apresentados pela Bosch em seu encontro com a imprensa em Boxberg, Alemanha, na quinta-feira, 21. O veículo buscou eficiência energética em cada detalhe e foi bem sucedido nisso: é capaz de rodar 100 quilômetros com apenas 1 litro de combustível. Equipado com um motor a diesel de dois cilindros e um elétrico, o híbrido desenvolve 75 cv. Além do conjunto eficiente instalado na parte traseira, o design do XL1 mostra o esforço da Volkswagen para melhorar o coeficiente aerodinâmico, que chegou a 0,19. Há uso expressivo de fibra de carbono para garantir o baixo peso, de 795 kg. Outra medida foi a substituição dos espelhos laterais por microcâmeras.

Testado pela reportagem no circuito fechado da Bosch, o modelo não impressionou em desempenho e ficou claro que o conforto interno não foi exatamente a prioridade do projeto. A posição baixa de dirigir exige certo esforço do motorista para entrar no carro e compromete a visibilidade. Em nome da redução de peso, o motor ficou sem proteção acústica e é possível ouvir claramente os ruídos de dentro da cabine. Ainda assim, o XL1 teve apelo com os clientes da marca. É um forte indício do peso que a inovação tem para o consumidor.



Tags: Volkswagen, XL1, vendas, eficiência, hibrido.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência