Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
PSA Peugeot Citroën reconhece os melhores fornecedores na América Latina
Representantes das empresas vencedoras exibem placa prêmio da PSA Peugeot Citroën

Autopeças | 02/06/2015 | 22h32

PSA Peugeot Citroën reconhece os melhores fornecedores na América Latina

21 empresas são premiadas em seis categorias; Bosch ganha prêmio especial

SUELI REIS, AB

“A integração local é um dos nossos principais objetivos na região, dentro do plano ‘Back in the Race’ e os nossos fornecedores são fundamentais para a conquista desse objetivo. Reconhecemos hoje o seu excelente desempenho durante o ano de 2014, garantindo o desenvolvimento de produtos com um alto nível de qualidade, inovação, competitividade e custos.” Assim, o diretor de compras da PSA Peugeot Citroën, German Mairano, abriu a cerimônia do Prêmio Fornecedores do Ano na América Latina, na terça-feira, 2, realizada na seda da empresa em São Paulo. No evento foram premiadas 21 empresas em seis categorias, de acordo com os mesmos critérios globais do grupo, além de um prêmio especial do júri.

Foi com uma injeção de ânimo - ao anunciar investimento de € 120 milhões para aumentar o índice de localização de peças na região (leia aqui) que o diretor global de compras do grupo, Yannick Bézard, deu as boas vindas aos diretores e presidentes dos principais fornecedores da Peugeot e Citroën, que abastecem suas fábricas no Brasil e na Argentina. Ele reforçou a importância das empresas parceiras que “se distinguiram por seus excelentes resultados em 2014 e superaram nossas expectativas, apesar do momento difícil do setor nestes dois mercados”, destacou.

Na categoria Qualidade, receberam as placas de reconhecimento Mahle e Maxion Wheels, pelo desempenho no domínio da qualidade de peças automotivas, desde a fase de desenvolvimento até a sua chegada aos clientes.

Na categoria Logística, Dura Brasil e Faurecia (divisão de escapamentos na Argentina) foram as premiadas pelo desempenho de entrega das quantidades programadas, gerando ausência de impacto logístico. “Estamos em uma verdadeira revolução quando falamos de programação diária sequencial. No Brasil, reduzimos a média de entregas de 3,4 dias para 1,3 dia, chegando a uma redução de 4,3 para 2,2 horas de abastecimento na linha. Estamos funcionando como um ‘relógio suíço’, no mesmo nível de entrega da Europa e precisamos de fornecedores à altura deste desafio”, disse o diretor de Logística do Grupo PSA Peugeot Citroën na América Latina, Karim Touhami.

A melhor avaliada na categoria Performance de Entrega no Pós-Venda (Qualidade de peça na reposição) foi a mesma empresa, a Sogefi, mas as duas unidades, de Brasil e Argentina, que entregaram excelente taxa de serviço, mantendo qualidade nas entregas, tanto em prazo quanto em quantidades.

Na premiação da categoria Economia de Custos, o vice-presidente de compras de componentes do grupo, Jean Baptiste Formery, comentou sobre o esforço das empresas em alinhar suas estratégias com as da PSA em busca da competitividade técnica comercial. A Treves do Brasil foi a vencedora da categoria por sua pro-atividade com proposta de redução de custo para 2015: “Mostramos que trabalhando em conjunto podemos achar soluções para ambos os lados. Para isso foi importante pensar ‘fora da caixa’, não foi fácil, é um desafio para as duas empresas”, disse Philippe Calvé, diretor comercial e de projetos da Treves no Brasil.

A montadora também quis destacar as empresas prestadoras de serviços na categoria Performance em Serviços e Equipamento Industrial, na qual premiou as unidades da Havas tanto Brasil quanto Argentina, e a empresa Verzani & Sandrini, do Brasil, pelo nível de seus serviços e qualidade dos custos.

A novidade do prêmio neste ano é a categoria Melhores Plantas, que foram avaliadas pelos critérios de qualidade, logística e competitividade. Foram 10 as premiadas: Fastplas (Diadema/SP), Faurecia Bancos (Escobar/Argentina), Mann+Hummel (Indaiatuba/SP), Mubea (Taubaté/SP), Nemak (Betim/MG), Plastic Omnium (Porto Real/RJ), Simoldes Plásticos (Caçapava/SP), Treves do Brasil (Caçapava/SP), Valeo (Campinas/SP), Yasaki (Las Piedras/Uruguai).

Por fim, um prêmio especial de reconhecimento do júri indicou a Bosch como grande vencedora por sua excelência global em diferentes domínios, como inovação, redução de custos e integração local. “Temos uma rica parceria com a PSA Peugeot Citroën, que sempre demonstrou acreditar em nossas tecnologias, como o flex fuel e o flex start. Lembro que desde 2003, 2004, o grupo acreditou nessas apostas e é o que nos faz hoje ter essa parceria com produtos e inovações”, declarou Besaliel Botelho, presidente da Bosch para a América Latina.

Veja abaixo todos os fornecedores premiados no Supplier Awards Latin America 2015 da PSA Peugeot Citroën:

QUALIDADE:
Maxion Wheels e Mahle

ECONOMIA DE CUSTOS: Treves Brasil

LOGÍSTICA: Dura Brasil e Faurecia Argentina

PERFORMANCE EM SERVIÇOS E EQUIPAMENTO INDUSTRIAL: Havas Argentina e Brasil e Verzani & Sandrini Brasil

PERFORMANCE DE ENTREGA PÓS-VENDA: Sogefi Argentina e Brasil

MELHORES PLANTAS - Brasil: Fastplas (Usina Caçapava); Mann Hummel (Usina Indaiatuba); Mubea (Usina Taubaté); Nemak (Usina Betim); Plastic Omnium (Usina Porto Real), Simoldes (Usina Caçapava); Treves (Usina Caçapava) e Valeo (Usina Campinas). Argentina: Faurecia Bancos (Usina Escobar). Uruguai: Yazaki (Usina Las Piedras).

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI: Bosch.



Tags: PSA, Peugeot, Citroën, prêmio, fornecedores.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência