Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mais financiamento para amenizar queda

Crédito | 11/06/2015 | 14h45

Mais financiamento para amenizar queda

Salão Auto Caixa pode impulsionar a venda de 33 mil veículos

GIOVANNA RIATO, AB

A Anfavea, associação que representa as montadoras, a Fenabrave, entidade dos distribuidores de veículos, a Caixa Econômica Federal e o Banco PAN assinaram na quinta-feira, 11, acordo para a realização do 8º Salão Auto Caixa. O evento acontecerá entre 18 e 20 de junho, mas as condições especiais de financiamento pelas instituições financeiras serão oferecidas por prazo maior: de 15 de junho a 3 de julho.

As taxas de juros para pessoa física começaram em 1,09% ao mês, consideravelmente abaixo da taxa média praticada atualmente pelo mercado, de 1,84% a.m., incluindo veículos novos e usados, segundo dados do Banco Central. Outra vantagem é a possibilidade de pagar a primeira parcela apenas após 120 dias do fechamento do contrato. Há benefícios também para pessoa jurídica, que pode adquirir veículos com condições especiais por meio do Credi-Frota. “Melhoramos os prazos e flexibilizamos a garantia”, explica Fábio Lenza, vice-presidente de negócios emergentes da Caixa.

As empresas também contam com a oferta do chamado leasing operacional, que pode oferecer parcelas mais baixas com a chamada prestação balão no fim. “O custo fica menor para o cliente. É uma modalidade muito usada fora do Brasil”, lembra Luiz Moan, presidente da Anfavea.

EXPECTATIVA

As entidades envolvidas esperam que o salão gere R$ 1 bilhão em negócios. Segundo cálculo da Anfavea, o montante equivaleria ao financiamento de cerca de 33 mil veículos considerando o valor médio parcelado de R$ 30 mil. Deste total, o Banco PAN estima que 80% dos contratos sejam para a venda de veículos novos e 20% para usados.

O número representa 15% do total de emplacamentos de veículos novos feitos no Brasil em maio, com potencial de dar fôlego importante para os meses de junho e julho. “É importante lembrar que essa é a nossa estimativa para o evento. Há ainda os negócios que podem ser motivados pelo salão, mas que só se concretizarão depois, aproveitando a extensão do prazo para a oferta das condições especiais”, destaca Lenza.

Para atrair os consumidores, as instituições financeiras se empenham em chamar seus clientes para o evento. A Caixa e o Banco PAN já distribuíram mais de 5 milhões de mensagens de celular para avisar sobre o salão. Outros 2,5 milhões de correntistas foram alertados de que têm crédito pré-aprovado para usar na ocasião.

Moan destaca como diferencial desta edição a participação de um número maior de concessionárias. Segundo ele, mais de mil revendas estarão envolvidas. Ainda assim, a novidade parece ser mesmo a importância que o Salão Auto Caixa ganha diante do combalido mercado nacional de veículos. Os descontos no financiamento oferecidos pelo evento começam a valer no dia 15 de junho, justamente quando termina o Festival do Consorciado Contemplado, iniciativa para atrair os clientes que já têm carta de crédito (leia aqui). As duas campanhas pretendem elevar ou, pelo menos, evitar novas quedas no já fraco mercado.



Tags: Salão Auto Caixa, vendas, mercado, Anfavea.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência