Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
CNI aponta queda da produção industrial em maio

Conjuntura | 23/06/2015 | 13h11

CNI aponta queda da produção industrial em maio

Indicador chega a 41,7 pontos, enquanto emprego baixa para 41,4 pontos

AGÊNCIA BRASIL

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informa que desempenho do setor industrial em maio foi marcado por queda na produção, excesso de estoques, demissões e ociosidade nas fábricas. Os números fazem parte da pesquisa Sondagem Industrial, divulgada na terça-feira, 23.

Segundo a pesquisa, o resultado “expõe a persistência da baixa atividade industrial e o pessimismo sobre a melhora da situação da indústria brasileira no curto prazo”.

De acordo com a confederação, o índice de evolução da produção ficou em 41,7 pontos e o de emprego baixou para 41,4 pontos no mês passado. A CNI utiliza uma escala que varia de zero a cem: quanto mais abaixo da linha divisória de 50 pontos, o indicador representa maior queda da produção e do emprego.

Sobre a evolução dos estoques em relação ao usual, o índice que representa esse item subiu para 52,4 pontos. Ou seja, como está acima da linha divisória dos 50 pontos, indica que as empresas estão acumulando estoques indesejados. Em consequência, a utilização média da capacidade instalada caiu um ponto porcentual com relação a abril.

O Índice de Intenção de Investimento caiu para 43 pontos, em maio, o menor da série histórica, que começou em 2013, quando o índice atingiu 60,8 pontos. A intenção de investimento é menor nas pequenas empresas (32,9 pontos) e maior nas grandes indústrias (51 pontos).

A Sondagem Industrial foi feita com 2.389 empresas entre 1º e 12 de junho. Do total, 981 são pequenas, 853 são médias e 555 são de grande porte.



Tags: CNI, produção industrial, emprego, estoques.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência