Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Insumos | 24/06/2015 | 14h03

ArcelorMittal inicia produção de aço de alta resistência no Brasil

Usibor produzido em Santa Catarina é destinado à indústria automotiva

REDAÇÃO AB

Após 17 meses de preparação e um investimento de R$ 15 milhões, a ArcelorMittal inicia a produção de seu aço de alta resistência Usibor no Brasil: a usina de Vega, localizada na cidade de São Francisco do Sul (SC), entrega a primeira bobina do insumo destinado à indústria automotiva.

Segundo a empresa, a estimativa é de que a partir de 2016, a produção alcance volume equivalente a 100 mil toneladas por ano. A decisão de produzir localmente o aço de alta resistência – combinação do aço ao boro revestido de alumínio-silício (AlSi) – partiu da necessidade do mercado brasileiro em seguir novas tendências globais, a partir da localização de novas plataformas, ao mesmo tempo em que deve cumprir as exigências do Inovar-Auto, que estimula a produção de veículos mais leves para atingirem o novo índice de eficiência energética.

A adoção do aço de alta resistência já é uma realidade no Brasil: caso dos novos Ford Ecosport e o Volkswagen Up!, que foram concebidos com o Usibor, indicado principalmente para a produção de peças estruturais críticas para a segurança dos veículos. Ambos os modelos foram avaliados com nota máxima no crash test do Latin NCAP em 2013.

“É muito clara a tendência do aumento do uso do aço de alta resistência nas plataformas globais. Já estamos trabalhando em conjunto com as montadoras em projetos que serão lançados em 5 anos e isso inclui diversas inovações, como a criação do aço de 3ª geração, também de alta resistência”, comenta André Munari, gerente de vendas para o setor automotivo da ArcelorMittal, em entrevista exclusiva à Automotive Business.

A empresa projeta aumento dos atuais 6% para 25% de utilização de aços de alta resistência nos veículos brasileiros até 2025. Munari conta ainda que a ArcelorMittal apresentará este ano suas aplicações também para veículos pesados, tendência que deve começar pela Europa.



Tags: ArceloMittal, aço, alta resistência, Usibor, alumínio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência