Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Brasil e  Argentina prorrogam acordo automotivo por mais um ano

Legislação | 25/06/2015 | 18h59

Brasil e Argentina prorrogam acordo automotivo por mais um ano

Regras que estabelecem o comércio entre os dois mercados ficam inalteradas

REDAÇÃO AB

Representantes de Brasil e Argentina assinaram no fim da tarde de quinta-feira, 25, a prorrogação do acordo automotivo por mais um ano a partir de 1º de julho. O pacto estabelece as regras de comércio de veículos entre os dois mercados sem incidência de imposto de importação e cuja vigência venceria na próxima terça-feira, 30 de junho.

A assinatura do acordo, realizada em Montevidéu, Uruguai, na sede da Aladi, Associação Latino-americana de Integração, isentou as regras de quaisquer alterações. Foram mantidas as cotas flex, as mesmas do acordo vigente, que para cada US$ 1 exportado, o Brasil tem direito de importar US$ 1,5. Também não mudou a exigência de que o veículo precisa ter 60% de suas peças produzidas no Mercosul para validar o benefício. De acordo com informações do jornal A Folha de S. Paulo, uma cópia do acordo segue na sexta-feira, 26, para Brasília e Buenos Aires para assinatura dos ministros de relações exteriores, da indústria e das presidentes de ambos os países.

Ainda segundo o periódico, negociadores brasileiros e argentinos decidiram estender o acordo sem modificações e voltar a debater o assunto só após as eleições presidenciais na Argentina, que ocorrem em outubro.

A reportagem diz que a Argentina defendia a flexibilização do limite de localização para vender ao Brasil veículos com maior conteúdo chinês e coreano a fim de baratear os veículos produzidos por lá, além de incrementar as exportações. O país vizinho também pleiteava que as peças argentinas tenham o mesmo tratamento que as nacionais pelo Inovar-Auto, que exige o cumprimento específicos de etapas de produção para o abatimento do imposto.



Tags: Brasil, Argentina, acordo automotivo, exportações, Aladi.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência