NOTÍCIAS
03/07/2015 | 21h15

Lançamentos

Audi Q3 2016 recebe versões 1.4 turbo

Opção parte de R$ 119.990 e poderá responder por 50% das vendas do SUV


MÁRIO CURCIO, AB

Linha 2016 recebeu pequenas mudanças na dianteira
Menor utilitário esportivo da Audi, o Q3 tem como grande novidade na linha 2016 a chegada do motor 1.4 TFSI, com turbo, injeção direta de gasolina e 150 cavalos. O lançamento vem em duas versões, Attraction, de R$ 127.190, e Ambiente, de R$ 144.190. A primeira delas tem preço promocional, válido durante este mês, de R$ 119.990. “As opções 1.4 deverão responder por 40% a 50% do mix de vendas do Q3”, estima o gerente de marketing de produto, Gerold Pillekamp. O executivo recorda que o preço inicial ficou 10% mais baixo que o da linha 2015.

O câmbio utilizado é o S-tronic com seis velocidades e aletas para trocas de marcha atrás do volante. Os Q3 1.4 têm tração dianteira. Start-Stop, faróis bixênon e sensores de chuva e luminosidade são itens de série em todos os carros, assim como os sensores de estacionamento traseiros. A Audi manteve as versões 2.0 do Q3, sempre equipadas com tração integral Quattro. Os preços estão entre R$ 145.190 e R$ 190.190. A opção menos potente desse propulsor passou de 170 cv para 180 cv. E a de 211 cv rende agora 220 cv.

O Q3 vendido no Brasil é fabricado em Martorell, na Espanha. De janeiro a junho teve 2.065 unidades emplacadas. Ficou à frente dos rivais Mercedes-Benz GLA (1.880 carros) e do BMW X1 (1.602 unidades), mas atrás do Range Rover Evoque (2.380), um carro maior e com preço inicial próximo a R$ 200 mil.

Pillekamp não faz projeções para o Q3 até o fim do ano. Diz apenas que a empresa pretende emplacar 15 mil unidades em 2015 na soma de todos os modelos, o que resultará em crescimento de 20,1% sobre 2014. No primeiro semestre a fabricante registrou alta mais expressiva que isso, 27,3%.

O menor utilitário esportivo da Audi começa a ser montado no Brasil no primeiro semestre de 2016 em São José dos Pinhais (PR), onde dividirá o teto da fábrica com os Volkswagen Fox, Golf e o Audi A3 sedã, que começa a ser produzido ali em setembro de 2015.

REESTILIZAÇÃO LEVE

A Audi fez algumas mudanças discretas no carro. A grade dianteira, o conjunto óptico e o para-choque são novos. Os faróis principais são do tipo bixênon desde a versão mais em conta e incorporaram as luzes de neblina que ficavam na base do para-choque. “Conseguimos manter a eficiência da iluminação com redução de custo”, afirma o consultor técnico da montadora, Lothar Werninghaus, referindo-se às peças que antes eram instaladas na parte inferior do para-choque (elementos de iluminação e chicotes elétricos).


Para-choque traseiro agora tem elementos refletivos (olhos de gato) mais longos. Audi mudou detalhes de acabamento no painel. Motor 1.4 TFSI usa apenas gasolina e produz 150 cavalos

A mudança traseira também foi tímida. O elemento refletivo (olho de gato) se estende agora até a lateral. A iluminação da lanterna traseira foi alterada e as saídas de escape agora são cromadas.

Por dentro a Audi mudou detalhes no acabamento do painel e o porta-malas agora tem um tampão retrátil em vez da peça rígida. A capacidade do compartimento é para 460 litros em todas as versões. O Q3 1.4 turbo acelera de zero a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge velocidade máxima de 204 km/h.

Entre os equipamentos do 1.4 Ambiente a Audi destaca o teto solar panorâmico, as rodas de 18 polegadas, a abertura elétrica do porta-malas e o ar-condicionado digital com duas zonas distintas de temperatura.

Os Q3 2.0 de 180 cv vão de zero a 100 km/h em 7,6 segundos e atingem 217 km/h. A versão 2.0 Ambiente é equipada com o Audi Drive Select, um recurso que permite a escolha de quatro diferentes modos de condução, com opções esportiva, para conforto, economia ou automática.

A versão 2.0 Ambition, de 220 cv, vai da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 s e alcança os 233 km/h. Todos os Q3 2.0 (de 180 cv ou 220 cv) são equipados com câmbio S-tronic de sete velocidades.

A Audi oferece como opcionais à linha Q3 um sistema de navegação tridimensional em tela colorida de sete polegadas com operação por comando de voz. Inclui pontos de interesse, autonomia restante e aviso de postos de combustível próximos.

Oferece também o pacote conforto, que inclui chave presencial, som Bose com 14 alto-falantes e Audi Side Assist, um recurso que alerta a presença de carros e motocicletas trafegando em pontos cegos.

Veja a lista de preços completa do Q3:

1.4 Turbo Attraction (150 cv) – R$ 127.190;
1.4 Turbo Ambiente (150 cv) – R$ 144.190;
2.0 Turbo Attraction Quattro (180 cv) – R$ 145.190;
2.0 Turbo Ambiente Quattro (180 cv) – R$ 165.190;
2.0 Turbo Ambition Quattro (220 cv) – R$ 190.190.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:


QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 13/12/2017
Requisitos de segurança têm de se adequar à realidade local de mercado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
AUTOINFORME | 07/12/2017
Aumenta pressão por manter mercado protegido dos importados
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
DE CARRO POR AÍ | 08/12/2017
Programa de desenvolvimento do setor insiste em protecionismo
QUALIDADE | 01/12/2017
Envolver e motivar colaboradores é essencial para gerar bons resultados
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018