Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fiat completa 39 anos de operações no Brasil
Novo prédio para pintura de veículos que está sendo erguido no complexo industrial de Betim

Indústria | 08/07/2015 | 17h36

Fiat completa 39 anos de operações no Brasil

Betim comemora com investimento de R$ 7 bilhões em modernização

REDAÇÃO AB

Na quinta-feira, 9, a Fiat comemora seu 39º ano de atividades no Brasil em meio ao maior ciclo de expansão de suas operações no País. Em 1976, a empresa inaugurava a fábrica de Betim (MG), a primeira fora do cinturão industrial paulista, que até então, concentrava todas as montadoras que atuavam por aqui. A unidade está atualmente passando por um amplo processo de modernização, com investimento de R$ 7 bilhões entre 2011 e 2016.

A planta mineira também é a maior fábrica do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles - no mundo, além de ser a mais complexa: em quatro linhas de montagem produz 16 modelos diferentes, que se desdobram em 120 versões. No total, são 64 mil peças diferentes trazidas por quase 300 fornecedores em aproximadamente 1,6 mil caminhões por dia, sendo que 25% delas chegam no sistema JIS (just in sequence), como bancos, para-choques, painel de instrumentos entre outros, que chegam à linha de montagem no tempo e sequência em que devem ser inseridos no chassi.

Como parte do processo de modernização da planta, a área de prensas recebeu, em 2011, duas linhas de Komatsu, capazes de dar 16 golpes por minuto, o dobro da velocidade das prensas convencionais. O tempo para troca dos estampos é de apenas três minutos, aumentando significativamente a produtividade, em comparação com os 45 minutos necessários nas linhas convencionais. No total, a área de prensas conta com 2,2 mil estampos, consome 45 mil toneladas de aço e produz 115 mil peças por mês.

A linha de produção também ganhou novos robôs: eram 238 robôs em 2013, saltando para 619 neste ano, e que deverá chegar a 974 no ano que vem. Além disso, para melhorar a logística interna da planta, foram instalados transportadores aéreos de peças e componentes entre os galpões, facilitando a integração entre as diversas áreas.

Uma das maiores inovações está na pintura: a planta ganhará uma das maiores e a mais moderna cabine de pintura do mundo, com capacidade para processar 180 carrocerias por hora ou 950 mil por ano. Segundo a Fiat, seus 500 metros de comprimento a tornam uma das maiores obras de construção civil em curso em Minas Gerais.

COMEMORAR COM ESTILO

Para marcar os 39 anos de atividades no Brasil, a Fiat lança uma coleção de camisetas inspiradas em seus modelos de maior relevância no mercado brasileiro ao longo desse período. A edição limitada das camisetas comemorativas tem 13 estampas para modelos como Fiat 147, Stilo, Tempra, Uno Mille, além do Palio, que desde o ano passado segura a liderança do mercado de leves.



Tags: Fiat, fábrica, Betim, montadora, investimento, modernização.

Comentários

  • Edgard

    Parabéns à Fiat !

  • Antonio Damião

    Orgulho de fazer parte dessa empresa!!

  • Cleivson

    Parabéns a Fiat pelo arrojo em continuar investindo no país. Vê-se que se trata de investimento para resultados a longo prazo, apesar das dificuldades atuais. Sucesso!!!

  • Décio Bittencourt

    Congratulações à Equipe que conduz a expansão com atitudes e iniciativas audaciosas e processos avançados. Sem deixar de lembrar àqueles que já passaram pela Empresa, deixando o seu legado nesse longo período de batalhas.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência