O uso de aços mais leves e resistentes já beneficia plataformas de socorro mecânico e traz reduções de peso significativas. Segundo a Rangel Equipamentos, a troca dos aços SAE 1010/1020 pelos de alta resistência fornecidos pela SSAB permitiu que uma plataforma de 5,5 metros e capacidade de carga de 5 toneladas tivesse o peso reduzido de 2,2 mil para 900 kg (-59%).
No modelo de 9 metros e capacidade de 10 toneladas, o peso do implemento baixou de 2,9 mil para 2 mil kg (-31%). Segundo a Rangel, os aços de alta resistência empregados foram os SSAB nas plataformas foram os Hardox 450, Strenx 700MC e Strenx CR 700.
“O futuro do nosso segmento está ligado ao domínio dos processos utilizados em chapas de alta resistência”, afirma o diretor da fabricante de plataformas, Pedro Rangel Neto. A redução de peso nos equipamentos resulta em diminuição no consumo de combustível, no desgaste de pneus e traz benefício também para suspensões e freios.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Fabricantes de autopeças já pagaram reajustes de 20% a 30% em 2020; aciarias alegam que valores ainda estão abaixo de 2018 e negam escassez do produto
PEDRO KUTNEY, AB