Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Pirelli dispensa 121 e dá férias a mais de 2 mil
Pirelli de Santo André já tem 430 trabalhadores em layoff

Trabalho | 24/07/2015 | 19h36

Pirelli dispensa 121 e dá férias a mais de 2 mil

Medida foi adotada na fábrica de Santo André, que produz pneus de caminhão

REDAÇÃO AB E AGÊNCIA BRASIL

A Pirelli dispensou 121 trabalhadores temporários e deu férias coletivas a 2,1 mil funcionários em sua fábrica em Santo André (SP), onde são produzidos pneus para caminhões, ônibus e tratores. A paralisação se iniciou na sexta-feira, 24, e vai até 14 de agosto. Segundo a Pirelli, a unidade já tem 430 colaboradores cumprindo layoff, suspensão temporária dos contratos de trabalho.

Na fábrica de Gravataí (RS), 430 funcionários do setor que produz pneus radiais de caminhões e ônibus entram em férias coletivas na segunda-feira, 27, e também retornam em 14 de agosto. Segundo a empresa, 860 funcionários das unidades de Campinas (SP) e Gravataí (RS) continuarão em layoff até setembro. Outros 340 funcionários que atuam em Feira de Santana (BA) e também em Campinas estão retornando do programa na semana que se inicia.

Em entrevista concedida à Agência Brasil, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Borracheiros da Grande São Paulo e Região (Sintrabor), Márcio Ferreira, afirmou que a Pirelli e o sindicato decidiram não colocar em negociação a aplicação do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), lançado pelo governo e que permite a redução da jornada de trabalho. De acordo com Ferreira, o plano é recente e há uma série de pré-requisitos a ser cumpridos pelos sindicatos e empresas, o que demandaria tempo. “Até lá a crise já passou”, diz.

No entanto, com a redução dos estoques internos de pneus para veículo de passeio decorrente da adoção de layoff, 340 funcionários das fábricas de Campinas (SP) e de Feira de Santana (BA), que estiveram com seus contratos de trabalho suspensos desde maio, estão retornando ao trabalho.



Tags: Pirelli, pneus, Anip, caminhões, ônibus, tratores.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência