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Tecnologia | 30/07/2015 | 15h58

General Motors traz OnStar ao Brasil

Sistema estreia nos Chevrolet Cruze e Cruze Sport6 até o fim do ano

REDAÇÃO AB

A tecnologia OnStar estreia até o fim deste ano no País em modelos da General Motors. Inédito em carros nacionais, o sistema vai oferecer diversos serviços, entre eles o de concierge, desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro. O sedã Chevrolet Cruze e o hatch Cruze Sport6 serão os primeiros beneficiados.

Ao pressionar um botão na base do retrovisor, o motorista é conectado à central de atendimento OnStar e pode pedir, enquanto dirige, que o atendente busque informações na internet. Com isso é possível fazer consultas rápidas como previsão do tempo para a semana e cotação do dólar do dia, por exemplo.

Toda a conversa ocorre por um sistema de áudio do carro, que é equipado com um canal específico de comunicação e independe de um telefone celular. Outra comodidade do serviço de concierge do OnStar é que ele funciona como um tipo de assistente pessoal capaz de reservar uma mesa em restaurante ou mesmo agendar horário em um salão de beleza, sempre mediante disponibilidade.

Os atendentes também podem dar informações turísticas ou sobre pontos de interesse (POI). “O OnStar humaniza o automóvel porque cria uma forte interação com o usuário e gera a percepção de que ele nunca está sozinho. Isso muda a experiência ao dirigir”, afirma o diretor de Customer Experience da GM América do Sul, Carlos Meinert.

EMERGÊNCIAS E RODÍZIO

O serviço de concierge também é útil em emergência. Por exemplo, na iminência de falta de combustível o motorista pode solicitar que seja enviado ao GPS do carro o destino até o posto mais próximo. Se houver necessidade de auxílio de terceiros, como para a troca de um pneu furado ou em caso de pane mecânica, o atendente direciona a ligação para o Chevrolet Road Service, indicando o local do problema.

Informações sobre vias bloqueadas ou alagadas também estarão à disposição do motorista pelo OnStar. A tecnologia consegue identificar, pelo final da placa, que o veículo está em um dia de rodízio e emite alerta automático ao condutor. Esse aviso estará programado para ocorrer em área superior à da restrição para que o motorista seja informado com antecedência.

A central de atendimento do OnStar funcionará 24 horas de segunda a domingo e estará disponível para clientes Chevrolet de todo o País que habilitem a tecnologia habilitada em seus veículos. Por se um sistema de telemática avançado, o OnStar também vai oferecer serviços de emergência, segurança, navegação e conectividade.

Veja alguns benefícios do sistema:

-segurança - ajuda no processo de recuperação em caso de roubo do veículo;
-emergência - notificação automática de acidente, assistência 24 horas por meio de uma central de atendimento e de informações;
-conectividade - possibilidade de comandar e verificar diversos itens do carro a distância por um aplicativo no smartphone, incluindo o travamento/destravamento das portas e o acionamento da buzina e do pisca-alerta, por exemplo;
-navegação – envio de destinos de forma remota ao sistema multimídia do veículo.

Segundo a General Motors, o OnStar tem 7 milhões de usuários em todo o mundo. Está há 19 anos no mercado internacional e atingiu 1 bilhão de atendimentos, um contato a cada dois segundos em média.



Tags: Chevrolet, GM, General Motors, OnStar, Cruze, Cruze Sport6, concierge.

Comentários

  • Luiz Leite

    Acredito que o serviço não terá muito tempo, uma vez que a busca na internet por voz já existe e apesar de não muito divulgada, a tradução de textos em áudio também. Assim, esse serviço parece que poderá ser substituido facilmente por um sistema em pouco tempo. Com isso, realmente compensa à GM montar tal estrutura? Abraços.

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