Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Jaguar Land Rover planeja nova fábrica na Eslováquia

Internacional | 11/08/2015 | 18h18

Jaguar Land Rover planeja nova fábrica na Eslováquia

Estudo de viabilidade faz parte da estratégia de expansão global das marcas

REDAÇÃO AB

A Jaguar Land Rover assinou uma carta de intenções com o governo da Eslováquia para a construção de uma nova fábrica, em Nitra, a quarta maior cidade do país localizada na região ocidental. O anúncio feito pelo CEO da companhia, Ralf Speth, na terça-feira, 11, marcou também o novo plano de expansão global das marcas a partir de novas operações de manufatura em mercados estratégicos, além da ampliação de capacidade de suas três plantas matrizes, no Reino Unido.

Os estudos de viabilidade em curso com o governo eslovaco apontam para uma fábrica com capacidade instalada de até 300 mil veículos pelos próximos 10 anos. Como parte do compromisso da Jaguar Land Rover em entregar carros cada vez mais leves, a planta já está destinada a produzir uma gama de modelos trabalhados em alumínio. A previsão é de que a linha de produção comece a operar em 2018.

Segundo a empresa, para a escolha da nova fábrica, considerou-se uma série de locais, desde países da Europa até Estados Unidos e México, tendo a Eslováquia se mostrado efetivamente estratégica por oferecer forte infraestrutura na cadeia de fornecimento e boa logística. Em função dos resultados do estudo de viabilidade da nova fábrica, aguarda-se uma decisão final ainda este ano.

“A expansão dos nossos negócios de forma global é essencial para seu sustento a longo prazo e crescimento resiliente. Bem como a criação de capacidade adicional, que nos permite investir no desenvolvimento de veículos novos e tecnologias. A Eslováquia é uma oportunidade potencial de desenvolvimento atrativo para nós. A nova fábrica irá complementar nossas instalações existentes no Reino Unido, China, Índia e uma que está em construção no Brasil”, afirma o CEO.

Pelos planos da companhia, as três fábricas do Reino Unido – Castle Bromwich, Halewood e Solihull – continuarão a ser a base industrial das marcas para novos veículos e projetos, como o Jaguar XE, F-Pace e os Land Rover Range Rover Evoque e Discovery Sport. Nos últimos cinco anos, as unidades que empregam cerca de 20 mil pessoas, receberam investimento equivalente a US$ 17,1 bilhões em novos produtos e equipamentos. Outros US$ 777 milhões foram aplicados em uma nova fábrica de motores, gerando mais 1,4 mil empregos. Além disso, planeja também expandir o centro de engenharia avançada e design em Coventry, onde fica a sede da Jaguar, além de investir no Centro Nacional de Inovação Automotiva, da Universidade de Warwick.

“O governo eslovaco tem o prazer de ser selecionado como localização preferida da Jaguar Land Rover para este estudo de viabilidade. Estamos empenhados em desenvolver a indústria automotiva premium da Eslováquia e este investimento representaria um importante passo em frente para alcançar isso. Ele daria um impulso à ampla estratégia industrial do nosso país, bem como beneficiando a União Europeia como um todo. Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com a Jaguar Land Rover nos próximos meses para o progresso das negociações”, disse Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia.

A Jaguar Land Rover tem feito progressos significativos na construção de sua presença industrial internacional: no último ano, abriu uma joint venture na China com a Chery, para fabricar o Range Rover Evoque, e iniciou, no fim de 2014, a construção de sua fábrica no Brasil, para a produção do Discovery Sport. Além disso, mantém duas linhas de montagem na Índia. A criação de novas plantas no mundo permitirá, segundo a empresa, aumentar sua presença em regiões que foram identificadas como tendo potencial de crescimento, além de proteger contra flutuações cambiais e alcançar um negócio mais eficiente em um cenário globalmente competitivo.



Tags: Jaguar, Land Rover, fábrica, Eslováquia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência