Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 12/08/2015 | 20h50

GM completa 85 anos em São Caetano

Montadora já produziu mais de 6 milhões de veículos na planta

REDAÇÃO AB

A fábrica da General Motors em São Caetano do Sul completou 85 anos de operações na quarta-feira, 12. Inaugurada em 1930, cinco anos após a GM criar sua subsidiária brasileira, é a mais antiga planta de produção de veículos ainda em atividade no País. A unidade localizada na região do ABC paulista já produziu mais de 6 milhões de veículos em sua história, um recorde da empresa na América do Sul, e segue recebendo investimentos para fazer novos modelos nos próximos anos.

A GM de São Caetano segue se renovando. No início deste ano foi inaugurado sobre uma das áreas mais antigas da fábrica um moderno centro logístico de recebimento e sequenciamento de materiais para alimentar as linhas de produção, onde atualmente são montados cinco carros: Cruze sedã e hatch, Spin, Cobalt e Spin. A GM anunciou recentemente que a unidade receberá uma fatia do investimento de R$ 13 bilhões programado para o Brasil no período 2014-2019, para produzir ali parte de uma família de seis novos modelos a partir de 2019.

“A história da fábrica de São Caetano do Sul está profundamente ligada à trajetória de nove décadas da GM no Brasil. A sede da empresa no País foi e continuará sendo uma unidade estratégica para a companhia”, destacou em nota Luiz Carlos Peres, vice-presidente de manufatura da GM América do Sul. A unidade também abriga um dos quatro centros tecnológicos globais da companhia no mundo.

No início da operação, em 1930, a fábrica de São Caetano montava apenas alguns poucos furgões por semana. Depois foram produzidos ali caminhões e ônibus. O primeiro automóvel de passeio nacional montado na unidade foi um Opala quatro portas, ano 1968. Além do modelo icônico para a história da indústria automobilística nacional, entre os principais carros já feitos pela GM em São Caetano estão Monza, Kadett, Omega, Vectra e Corsa. Hoje, com mais de 290 mil m², o complexo tem capacidade produtiva superior a 50 carros por hora.



Tags: GM, General Motors, São Caetano do Sul, história, 85 anos, fábrica, indústria.

Comentários

  • Ricardo Postali

    Bom dia senhores! Achei bastante interessante a reportagem, porém observei que a datação para a foto contento o Opala pode estar incorreta. A mensagem informa que a imagem é do final da década de 1960, porém o veículo tem a frente adotada a partir dos modelos de 1975 e as letras "Chevrolet" na frente desse sugerem que teria sido um dos primeiros Comodoros, portanto acredito que na verdade seria o final da década de 1970. Grato pela atenção.

  • William

    Não esquecendo de mencionar também que esta fábrica possuía também uma linha de montagem de geladeiras Frigidaire entre 1960 e 70.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência