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Ford já rodou 250.000.000 km em Tatuí
Teste severo de 57 mil km equivale a 240 mil em condições normais

Engenharia | 18/08/2015 | 21h20

Ford já rodou 250.000.000 km em Tatuí

Campo de provas da montadora vira dia e noite de segunda a sábado

MÁRIO CURCIO, AB | De Tatuí (SP)

A Ford já rodou 250 milhões de quilômetros em testes no seu campo de provas de Tatuí (SP), o único da fabricante na América do Sul. A distância equivale a 6.250 voltas ao mundo. O complexo funciona 24 horas por dia de sexta a sábado, tem 50 quilômetros de pistas, laboratórios de dinâmica veicular, qualidade sonora, conforto de rodagem e controle de emissões.

Os equipamentos do campo permitem a realização de mais de 100 testes, como desempenho e consumo de combustível, emissões, evaporação, arrefecimento, freios, penetração de água e poeira, cabines de névoa salina, nível sonoro, dinâmica veicular, calibração e desenvolvimento de motores e durabilidade. Há também com uma oficina experimental para a construção de protótipos.

“Os carros fazer um ciclo rigoroso de 57 mil quilômetros que equivale a 240 mil km em condições normais”, afirma o coordenador técnico de testes especiais, Diógenes Grosselli. Além de automóveis e comerciais leves, o campo avalia caminhões. “Só não testamos os extrapesados, que utilizam uma estrutura da Turquia”, afirma o gerente da área de engenharia de dinâmica veicular, ruído e vibração, Gilberto Geri.

Em algumas circunstâncias, a montadora recorre à empresa Test Motors, também em Tatuí, e até mesmo ao campo de provas da General Motors, em Indaiatuba (SP). Mas as pistas da Ford permitem simular condições severas em asfalto liso ou cheio de imperfeições, terra e áreas alagadas. Um circuito com rampas de 17% a 30% de inclinação é apelidado pelos funcionários de Hopi Hari, nome do parque de diversões paulista, pela emoção ou enjoo que proporciona.

A integração das pistas com os laboratórios é essencial. “Os veículos passaram a ter um conteúdo crescente de eletrônica embarcada e os testes ficam cada dia mais sofisticados. Por isso fazemos investimentos constantes em equipamentos e especialização técnica”, afirma o gerente do campo de Tatuí, Fábio Lang.

A estrutura da Ford no interior paulista tem 800 funcionários e realiza testes de veículos para toda a América Latina. “Já estamos equipados para a homologação de veículos com a norma Euro 6 de motores diesel para a Argentina e o Chile, que só deverá ser adotada no Brasil em 2018”, diz o supervisor do laboratório de emissões, Astor da Silva Filho.

Atualmente, tão importantes quanto os testes de rodagem são as simulações. Há 32 anos na Ford, 15 deles no campo de Tatuí, Gilberto Geri destaca: “Houve uma grande evolução nos modelos matemáticos de simulação, capazes de substituir protótipos de US$ 100 mil a US$ 200 mil”, diz.

Outro destaque do campo é o laboratório acústico, com equipamentos e softwares capazes de registrar, quantificar e identificar cada tipo de som. Um desses novos equipamentos é o VisiSonics, que tem múltiplos microfones e câmeras para gerar um mapa de 360 graus capaz de sobrepor sons e imagens. Com ele, os engenheiros da área de ruídos, vibrações e asperezas (NVH) conseguem identificar a origem de sons em cada ponto da cabine e adotar ações para a melhora da sua qualidade ou anulação.

O VisiSonics substitui o NoiseVision (que representou um grande avanço para a Ford no início da dédaca) com vantagens: é mais compacto e capaz de operar em uma faixa dinâmica maior de aquisição.



Tags: Ford, Tatuí, campo de provas, Gilberto Geri, Diógenes Grosselli, Fábio Lang, Astor da Silva Filho.

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