Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 27/08/2015 | 19h36

Veto ao carro a diesel pode ser derrubado

Projeto de Lei quer revogar proibição em carros de passeio

REDAÇÃO AB

O projeto de lei 84/2015 do senador Benedito Lira pretende por fim à proibição do uso de carros de passeio com motor a diesel, que vigora desde 1976. O uso do combustível só é permitido no Brasil em veículos com mais de mil quilos, no transporte público, de carga ou fora de estrada.

Se a proposta for aprovada, as montadoras poderão produzir e vender localmente carros com a tecnologia, algo que desde 2013 é pleiteado pela Aliança Pró-Veículos Diesel, a Aprove Diesel. A iniciativa reúne fabricantes de veículos e de componentes para revogar a proibição de veículos de passeio com motores a diesel. Segundo a entidade, os motivos que fizeram a tecnologia ser proibida no passado já foram superados: hoje os automóveis a diesel são altamente eficientes e cerca de 30% mais econômicos do que modelos similares a gasolina.

Internacionalmente os carros com este tipo de propulsão são bastante difundidos. Em alguns países da Europa, como França e Alemanha, a frota de veículos de passeio com o sistema supera a de automóveis a gasolina.

O projeto do senador Benedito Lira destaca estas vantagens da liberação do uso do diesel. O documento aponta ainda que revogar a proibição pode estimular o desenvolvimento do biodiesel.



Tags: diesel, proibição, carros de passeio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência