Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Daimler e Renault-Nissan começam a construir fábrica no México

Internacional | 03/09/2015 | 16h57

Daimler e Renault-Nissan começam a construir fábrica no México

Planta fará modelos compactos da Mercedes-Benz e da Infiniti

REDAÇÃO AB

Na quinta-feira, 3, Daimler e a Aliança Renault-Nissan iniciaram construção de fábrica da joint-venture no México. A unidade será erguida no complexo industrial que a aliança franco-nipônica já tem em Aguascalientes. O começo das obras foi marcado por cerimônia que reuniu líderes da empresas e autoridades da região. O empreendimento recebe investimento de US$ 1 bilhão dos sócios e terá controle dividido igualmente entre os dois grupos, que farão carros compactos na unidade. O plano é começar a produzir ali modelos da marca Infiniti a partir de 2017. No ano seguinte entra em linha carros da Mercedes-Benz.

A capacidade produtiva inicial será de 230 mil unidades por ano com potencial para aumentar este volume com novos investimentos se houver necessidade. Com isso, a fábrica vai contar com 3,6 mil funcionários em 2020. Outros 12 mil empregos indiretos serão gerados na cadeia produtiva por causa do empreendimento. “A nova planta ajudará os dois parceiros a atender seus respectivos consumidores com mais agilidade e flexibilidade”, apontou Markus Schäfer, membro do conselho da Mercedes-Benz automóveis.

O executivo acrescentou ainda que a planta será a primeira da marca na região do Nafta e vai incorporar a qualidade e a tecnologia que a empresa mantém em qualquer outra fábrica global. O vice-presidente executivo da Nissan, Jose Muñoz, acrescentou que o México é referência global em qualidade e eficiência. “Este é o maior motivo para Daimler e Nissan terem decidido produzir as próximas gerações de compactos premium aqui.”

A joint-venture, batizada de Compas, de Cooperation Manufacturing Plant Aguascalientes, tem um time de administração internacional composto por executivos da Daimler e da Nissan. Ryoji Kurosawa é o CEO, Uwe Jarosch, CFO, e Glaucio Leite lidera a área de qualidade. A parceria entre as empresas foi anunciada em 2014 e prevê, além da cooperação para a produção, parceria no desenvolvimento dos novos carros compactos Infiniti e Mercedes-Benz.



Tags: Renault-Nissan, Daimler, México, fábrica, joint-venture.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência