Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Transportes | 11/09/2015 | 14h45

Concurso da Ford sobre mobilidade em São Paulo tem recorde de inscrições

Ideia é buscar soluções para melhorar o trânsito em diversas cidades do mundo

REDAÇÃO AB

O Desafio São Paulo de Mobilidade, que faz parte do Innovative Mobility Challenge, programa global da Ford que busca soluções para melhorar o trânsito em diversas cidades do mundo, bateu recorde de inscrições na segunda etapa destinada à cidade brasileira. Mais de 200 projetos foram inscritos por desenvolvedores de todo o mundo, volume que superou o número registrado pela iniciativa nas demais localidades participantes do programa – Cidade do México, Taiwan e o Outback australiano. Os projetos já estão em fase de julgamento.

O desafio é dividido em duas etapas: uma nacional, para projetos desenvolvidos por brasileiros, e outra global, para desenvolvedores de outros países – foi nesta fase que a cidade brasileira ganhou mais de 200 ideias para melhorar seu trânsito considerado caótico. Em ambos os casos serão premiados os três primeiros colocados após avaliação de um júri especializado em tecnologia e mobilidade urbana, além de voto popular.

A iniciativa tem diferentes objetivos nas cidades participantes: no México, a ideia é aumentar a ocupação dos veículos na capital, que conta com mais de 20 milhões de habitantes. Em Taiwan, o programa está sendo lançado neste mês e o desafio prevê melhorar o tráfego entre a área metropolitana de Taipé, com 7 milhões de habitantes, e Yilan, popular destino turístico da região.

No primeiro semestre deste ano, o concurso também foi realizado na Austrália, com a meta de usar aplicativos e acessórios para melhorar a experiência de dirigir no Outback australiano, designação conferida ao interior desértico do país.

No ano passado, o Desafio Ford de Mobilidade promoveu concursos em dez cidades, como Bombaim (Índia), Los Angeles (EUA), Londres (Reino Unido), Lisboa (Portugal), Xunquim (China) e Johanesburgo (África do Sul). Para cada um deles, a montadora propôs a criação de iniciativas inovadoras para minimizar os impactos dos principais problemas de mobilidade, mantendo a ideia básica de compartilhar o transporte urbano do futuro e novos modelos de negócios do setor.

“Essa série de desafios ajuda a colaborar com desenvolvedores e pessoas de fora da Ford para encontrar soluções inovadoras de mobilidade que melhorem a vida das pessoas. As novas tecnologias e tendências globais estão transformando o cenário do transporte e é importante buscar soluções que tenham relevância para as pessoas em diferentes cidades”, diz Ken Washington, vice-presidente de pesquisa e engenharia avançada da Ford.



Tags: Ford, mobilidade, trânsito, São Paulo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência