Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Termina greve na Ford de São Bernardo

Trabalho | 18/09/2015 | 12h50

Termina greve na Ford de São Bernardo

Unidade do ABC cancelou as 203 demissões e aderiu ao PPE

REDAÇÃO AB

Terminou a greve na Ford em São Bernardo do Campo (SP). Os trabalhadores aprovaram o acordo de adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), negociado entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a empresa. Com isso foram canceladas as 203 demissões anunciadas pela montadora na quarta-feira, 9, que motivaram a paralisação da fábrica, iniciada um dia depois.

O acordo do PPE prevê a redução de jornada de trabalho e de salário em 20% a partir de janeiro, sendo que o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) complementará a metade da redução. O acordo terá duração de seis meses e poderá ser prorrogado por mais seis.

Segundo o sindicato, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o reajuste salarial pelo INPC e o abono estão mantidos conforme o acordo. Os trabalhadores que estão em layoff continuam com seus contratos de trabalho suspensos e outros 150 vão aderir ao regime em janeiro. Uma fonte de dentro da fábrica informa que a empresa pretende abrir um Programa de Demissão Voluntária (PDV) com o objetivo de atingir 250 horistas, número 23% superior ao das demissões canceladas.

A Ford é a sétima empresa a aprovar o acordo de adesão ao PPE na base dos Metalúrgicos do ABC. Em São Bernardo já estão no programa os colaboradores da Rassini, Trefilação União, Mercedes-Benz, Volkswagen e Ford. Em Diadema, a Pricol, antiga Melling, e a Prensas Schuler.



Tags: Ford, São Bernardo do Campo, sindicato, metalúrgicos, FAT, PLR, INPC, layoff, Rassini, Trefilação União, Mercedes-Benz, Volkswagen, Ford, Pricol, Melling, Prensas Schuler.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência