Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VW é pega nos EUA por burlar emissões de diesel

Internacional | 18/09/2015 | 18h42

VW é pega nos EUA por burlar emissões de diesel

Agência ambiental EPA afirma haver 482 mil automóveis envolvidos

REDAÇÃO AB

A agência de proteção ambiental americana EPA está acusando a Volkswagen de instalar em 482 mil carros a diesel um software capaz de iludir os órgãos reguladores federais de emissões. A fabricante adotou o que a EPA vem chamando de “dispositivo manipulador” para fazer parecer que os carros vinham cuprindo as normas. A notícia foi divulgada no jornal USA Today na sexta-feira, 18.

Segundo a agência ambiental, os carros que usaram o recurso para burlar a legislação foram os Jetta, Beetle/Fusca e Golf de 2009 a 2014, Passat 2014 e 2015 e os Audi A3 do período 2009-2015. Esses carros teriam emitido volume até 40 vezes maior de óxido de nitrogênio (Nox), que agrava doenças respiratórias como a asma. A Volkswagen admitiu ter instalado o dispositivo e disse em um comunicado estar cooperando com a investigação, mas mas não irá comentar o caso.

Segundo o USA Today, o Grupo Volkswagen poderá enfrentar multas de US$ 37,5 mil por veículo, o que resultaria num total de US$ 18 bilhões. Além disso, o escândalo poderia expor a companhia a ações judiciais e multas pela venda desses carros sob o nome “Clean Diesel”.

A EPA recorda que os carros não oferecem riscos à segurança e por isso os proprietários não precisam tomar medidas imediatas. Mas funcionários da agência disseram que será exigida do Grupo VW a correção do problema, indicando um provável recall. A Califórnia também deu início a uma investigação sobre o assunto.

A EPA e os órgãos reguladores da Califórnia descobriram o dispositivo após pesquisadores da West Virginia University e do Conselho Internacional de Transporte Limpo “levantarem questões sobre níveis de emissões em veículos Volkswagen”, disse a agência federal.



Tags: VW, Grupo VW, Jetta, Golf, Beetle, Fusca, Audi, A3.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência