Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
MAN apresenta conceitos no Congresso SAE
Cavalo mecânico Volkswagen Constellation 19.420 6x2/4: mais carga e menos peso com nanotecnologia

Engenharia | 21/09/2015 | 23h10

MAN apresenta conceitos no Congresso SAE

Constellation 19.420 6x2/4 e Delivery 13.160 6x2 agregam tecnologias

PEDRO KUTNEY, AB

A MAN Latin America trouxe para seu estande no Congresso SAE Brasil 2015 duas novidades que ocupam as duas pontas de sua linha Volkswagen de produtos: o mais pesado de seus chassi-cabine leves e o mais potente entre seus cavalos mecânicos 6x2, que agregam diversas tecnologias desenvolvidas pela engenharia local da companhia em Resende (RJ).

No alto do portfólio nacional, o conceito Volkswagen Constellation 19.420 6x2/4 é um cavalo mecânico com segundo eixo direcional e suspensão pneumática, que oferece a maior capacidade de carga da categoria. Equipado com motor Cummins de 420 cavalos e câmbio automatizado ZF de 16 velocidades, combinação já presente em outros modelos da marca, o caminhão com a nova configuração ganhou 5 toneladas de capacidade de carga, passando a 52 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC), podendo puxar um semirreboque de até 22,4 metros de comprimento.

“Pensamos em tudo para otimizar ao máximo a operação”, diz Rodrigo Chaves, diretor de engenharia da MAN Latin America. O projeto inclui detalhes como o uso de plástico especial aplicado no para-choques, boné, grade frontal e coberturas da coluna. O material recebeu tratamento nanotecnológico, desenvolvido em conjunto com universidades, que reduziu o peso dos componentes em 15% e aumentou em 50% a resistência mecânica. “Poderemos ganhar ainda mais em redução de peso, pois é possível diminuir ainda mais a espessura com o ganho de resistência que o material nos deu”, adianta Chaves, que espera para algo entre um e dois anos a viabilização comercial desses novos componentes.

Na parte de baixo do portfólio, mas no alto da gama, a MAN apresentou no Congresso SAE o Delivery 13.160, o primeiro da família de leves a ser equipado câmbio automatizado ZF de seis velocidades e a incorporar terceiro eixo de fábrica. Com isso, torna-se o leve mais pesado do mercado nacional, com peso bruto total de 13,5 toneladas e capacidade para transportar até seis pallets. Ainda assim o caminhão se enquadra na categoria de veículo urbano de carga (VUC) e pode circular em zonas com restrição. “É uma configuração mais fácil de dirigir, que permite que o vendedor seja também o motorista do caminhão, com economia e mais eficiência para o transportador”, avalia chaves.



Tags: Congresso SAE Brasil 2015, tecnologia, engenharia, mostra tecnológica, inovação, pesquisa, desenvolvimento, MAN Latin America, Volkswagen, Constellation 19.420 6x2/4, Delivery 13.160 6x2.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência