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Na crise, reduzir sim, mas silenciar nunca
Jaime Troiano: manter marcas fortes para sair melhor da crise

Marketing | 28/09/2015 | 20h08

Na crise, reduzir sim, mas silenciar nunca

Para o especialista Jaime Troiano, é preciso manter marcas fortes

PEDRO KUTNEY, AB

“Claro que no cenário atual alguma redução de investimento tem de fazer, mas nunca silenciar.” O conselho consta do “manual de sobrevivência” de Jaime Troiano, presidente da Troiano Branding e especialista em estratégia de marcas. Em sua apresentação no III Fórum de Marketing Automotivo, promovido por Automotive Business na segunda-feira, 28, ele destacou que é preciso manter as marcas ainda mais fortes em momentos de crise como a atual, “pois só assim conseguimos sair dela mais fortes e preparados”.

Troiano lembrou que as marcas são consideradas a principal ferramenta de um negócio para 81% de executivos de diversas empresas ouvidos em uma pesquisa recente. Portanto, é fundamental manter a marca sempre viva e forte, com exposição que nem sempre exigem altos investimentos. “Não precisa gastar muito, mas tem de aproveitar todos os pontos de contato, incluindo o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), prestação de serviços, executivos da empresa, contatos com a imprensa e até a recepcionista”, diz o especialista.

Troiano aconselha também o perfeito engajamento de todos os empregados, que para ele são os grandes aliados na formação e exposição de uma marca. “É preciso olhar para dentro da empresa do mesmo jeito que se olha para fora. As áreas de RH são mais importantes do que nunca nessa tarefa. Os empregados devem ser vistos como apóstolos da marca”, defende.

Outro conselho para enfrentar os tempos bicudos “é colocar a barriga no balcão”, diz Troiano. “A palavra de ordem é ir para a rua, é uma obrigação ver ao vivo como o negócio acontece”, acrescenta, lembrando o exemplo do comandante Rolim, falecido dono da TAM, que não raro ia se certificar pessoalmente como o serviço de sua companhia aérea estava sendo oferecido aos passageiros nos aviões e salas de embarque.

O momento, defende Troiano, é de manter o foco na especialidade que cada marca representa, “evitar a tentação de ir aonde não foi chamado”, e aproveitar o momento para pensar melhor, buscar qualificação e mais estudo. “Já que não está vendendo como gostaríamos, vamos aprender. Quem quer crescer precisa estabelecer alicerces sólidos para suportar o crescimento no futuro.”



Tags: III Fórum de Marketing Automotivo, Jaime Troiano, estratégia, marcas, branding.

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