Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Foton nomeia 34 fornecedores para produzir no Brasil

Indústria | 30/09/2015 | 20h02

Foton nomeia 34 fornecedores para produzir no Brasil

Cummins, ZF, Maxion, Dana, Pirelli, Monroe, Heliar e Rassini estão na lista

REDAÇÃO AB

A Foton já nomeou 34 fornecedores no Brasil para a fabricação local do caminhão Foton 10 – 16DT, de 10 toneladas, cujo protótipo se encontra em fase final de testes de rodagem com avaliações técnicas pela engenharia da empresa circulando em diversas regiões do Brasil, informa em comunicado divulgado na quarta-feira, 30. Segundo a companhia, este será o primeiro modelo da marca a ser produzido aqui e garante que ele sairá de fábrica com mais de 65% de conteúdo nacional, índice que atende os requisitos do Inovar-Auto e índice mínimo exigido pelo BNDES para financiamentos via Finame.

Entre as empresas confirmadas, estão Cummins (motores), ZF (transmissão), Knorr (conjunto de freios), Sachs (embreagens), Maxion (chassis e rodas), Dana (eixos e cardan), Voss (conexões), Pirelli (pneus), Monroe (amortecedores), Bepo (tanque de combustível), Rassini (feixes de mola), Heliar (baterias) e ThyssenKrupp (barras estabilizadoras), entre outras.

De acordo com o gerente de engenharia e desenvolvimento da Foton, Leandro Lucki Gedanken, foram realizadas importantes alterações técnicas no projeto original chinês: “O comportamento dos primeiros caminhões nacionais da Foton ficou acima das expectativas. A nova suspensão realmente demonstrou ser muito mais adequada às condições encontradas no Brasil. O consumo de combustível ficou dentro do especificado pela Cummins. O motor também foi validado e homologado pela Cummins (P7), garantindo a redução de emissão de poluentes. Os veículos já rodaram em diversas condições como urbana, rodoviária, além de trechos off roads, com todas as configurações de cargas sendo vazio, meia carga e carregado”.

FÁBRICA

A Foton promete iniciar suas operações de produção no Brasil no primeiro semestre de 2016, prazo que a empresa tem para atender as exigências que aceitou ao se habilitar ao Inovar-Auto. Pelos planos iniciais da montadora de origem chinesa, a fábrica será erguida em Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre (RS), cujas obras ainda se encontram em estágio de terraplanagem, de acordo com as últimas informações sobre o empreendimento citados pela prefeitura de Guaíba.

Entretanto, fontes ligadas ao setor adiantaram a Automotive Business o interesse da Foton na planta da International em Canoas, também no estado gaúcho, e cuja produção estaria definhando. À época, a Foton confirmou que “está trabalhando em alternativas para antecipar o início da produção do caminhão nacional de 10 toneladas de PBT para janeiro de 2016”, mas que “mantém sigilo até a definição final dessas eventuais negociações” (leia aqui).



Tags: Foton, fornecedores, caminhões, fábrica, Canoas, International.

Comentários

  • Antônio E. S. Ferreira

    Só tem fornecedor de primeira linha!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência