Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen adere ao PPE em São José dos Pinhais

Trabalho | 20/10/2015 | 18h57

Volkswagen adere ao PPE em São José dos Pinhais

Os 3,5 mil trabalhadores terão jornada e salários reduzidos em 20%

REDAÇÃO AB

A Volkswagen é a primeira empresa a aderir ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE) no Paraná. Os 3,5 mil trabalhadores da fábrica da companhia em São José dos Pinhais aprovaram na tarde da segunda-feira, 19, a proposta da montadora. Ficou acertada redução de 20% na jornada de trabalho com diminuição proporcional dos salários. Metade da renda perdida é coberta pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Dessa forma, a Volkswagen assegura os empregos na planta por pelo menos mais seis meses, período em que o PPE ficará em vigor, renováveis por outros seis meses. Enquanto estiver no programa, a montadora só pode fazer demissões se for por justa causa.

“O que importa neste momento é preservar os empregos. Além disso, também conseguimos manter a política de reajuste salarial, garantindo a reposição da inflação tanto em 2015, como em 2016”, aponta em comunicado o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka.

Além da adesão ao PPE, os funcionários aceitaram a proposta de acordo salarial da companhia para 2015 e 2016 apenas com reajuste da inflação do período. Já a Participação dos Lucros e Resultados (PLR) ficou acertada com valor entre R$ 13.376 e R$ 16.259 para este ano. Em 2016 serão mantidos estes valores mais o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A Volkswagen também abriu Plano de Demissão Voluntária (PDV) na unidade paranaense. Os funcionários que aderirem receberão todos os direitos acrescidos de 5 a 10 salários adicionais, número que varia de acordo com o tempo de empresa.



Tags: Volkswagen, PPE, emprego, trabalho.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência