Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 20/10/2015 | 19h01

Volvo recebe Prêmio Nacional da Qualidade pela 3ª vez no Brasil

Montadora alcança melhores níveis de gestão em avaliação da FNQ

SUELI REIS, AB

A Volvo Caminhões é uma das premiadas na 24ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade, promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), órgão sem fins lucrativos que reconhece a excelência de gestão de empresas atuantes no Brasil a partir da avaliação de processos baseados no Modelo de Excelência de Gestão (MEG). A montadora foi uma das duas vencedoras na categoria Premiadas e a única do setor automotivo listada entre as 14 concorrentes das quatro categorias. Esta é a terceira vez que a Volvo recebe o prêmio: a companhia foi laureada pela primeira vez em 2009 e posteriormente, em 2012.

Segundo a FNQ, a Volvo alcançou uma das melhores notas ao atender de forma harmônica todos os critérios da excelência em sua gestão aplicada na fábrica localizada em Curitiba (PR), onde são fabricados caminhões e chassis de ônibus e que emprega pouco mais de 4 mil funcionários. Desta forma, a empresa é considerada pela organização uma referência em práticas e resultados.

“Para nós, uma gestão excelente é uma questão estratégica. Somos privilegiados, primeiro por pertencer a um grande grupo que tem mais de 100 anos de história e tem em seus valores a busca permanente pela excelência na qualidade. Quando nós adotamos o MEG, foi um alinhamento perfeito, porque forçou o nosso ambiente interno a buscar as melhores práticas. Nos tornamos referência dentro do próprio grupo e saíram daqui do Brasil inúmeras práticas que hoje estão implementadas em várias unidades da Volvo no mundo”, afirmou Carlos Morassuti, vice-presidente de RH e assuntos corporativos da Volvo para a América Latina, durante a cerimônia de entrega do prêmio realizada na terça-feira, 20, em São Paulo.

Segundo o executivo, mesmo em momentos de crise e principalmente em ciclos como o atual a Volvo tem se orientado a partir de constantes planejamentos para dar sustentação aos negócios. “Sempre há necessidade de planejar, projetar um futuro e que para tal é também necessário estar preparado. No meu entender, a retomada virá, não saberia dizer se em um ou dois anos, mas o fato é que quem se preparar melhor nesse momento, vai sair ganhando, quem fizer o dever de casa, sairá fortalecido”.

Para Morassuti, todos os seus públicos, incluindo funcionários, fornecedores e clientes, têm respondido de forma positiva a maneira como a empresa tem conduzido seu relacionamento com cada um deles, na revisão de negociações e de processos diante da crise do mercado de veículos pesados. “Prova disso é que mantemos market share embora nosso segmento de atuação tenha caído mais de 60%”, aponta.

O executivo afirma ainda que os valores de transparência e honestidade para lidar com todos eles, a começar pelos funcionários, foi primordial para o sucesso de todo o processo: “Você ganha respeito, confiança e jogando junto com eles, seja funcionários, fornecedores e clientes, passa a ter um grande aliado e isto é muito importante neste momento delicado em que são necessários ajustes de todas as partes”.

Confira os vencedores de cada categoria do Prêmio Nacional da Qualidade do FNQ:

Premiadas: Volvo Caminhões (PR) e Brasal Refrigerantes (DF)

Finalistas: Cemar (MA)

Destaque por Critério:
Critério Processos: AES Eletropaulo (SP)
Critério Sociedade: Ampla (RJ)
Critério Clientes: Senac (RS)

Magna cum laude: Eletronorte Tucuruí (PA) e Embraer (SP).



Tags: Volvo, prêmio, qualidade, gestão, Carlos Morassutti.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência