Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
FPT tem primeiro motor homologado para normas MAR-I
Motor NEF 6 é o primeiro da FPT homologado para normas de emissões para máquinas agrícolas e de construção

Legislação | 26/10/2015 | 13h50

FPT tem primeiro motor homologado para normas MAR-I

Propulsor NEF 6 equipará máquinas agrícolas e de construção da CNH

REDAÇÃO AB

Atualizado em 27 de outubro, às 13h08 para acréscimo de informação.

A FPT Industrial concluiu o processo de homologação de um dos modelos da família de motores NEF 6 para atender as novas normas de emissões Proconve/MAR-I dedicadas a máquinas agrícolas e rodoviárias de construção. A nova versão do propulsor que possui potência máxima de 175 kW equipará máquinas do Grupo CNH Industrial, que detém as marcas Case e New Holland.

Quando comparado com a versão anterior, o motor agora homologado para a norma MAR-I apresenta redução de até 40% na emissão de poluentes, incluindo NOx (óxido de nitrogênio), altamente nocivo à saúde.

O processo de desenvolvimento e testes se estendeu por seis meses no Centro Técnico da FPT, localizado em Betim (MG). O NEF 6 foi homologado em dinamômetro de acordo com o ciclo NRSC (ciclo de 8 pontos) utilizando diesel padrão com características controladas de acordo com a nova legislação de emissões.

“Apesar de dominarmos esta tecnologia desde 2006 em outros mercados onde atuamos no mundo, a FPT Industrial investiu pesadamente no processo de desenvolvimento regional para oferecer a tecnologia mais adequada para as condições operacionais que agora estará presente nas máquinas brasileiras”, analisa o Diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina, Alexandre Xavier.

A FPT Industrial continua realizando as atividades em dinamômetro e em campo para completar as homologações das demais famílias de motores que servem o segmento. A família NEF 6 possui 11 famílias de motores com um total de 27 modelos. Estes desenvolvimentos e testes fazem parte do cronograma de lançamentos previstos pela fabricante para 2015, que tem como prioridade os motores destinados aos setores agrícola e de construção.

Segundo a nova legislação MAR-I, válida apenas no Brasil e em vigor desde 1º de janeiro deste ano, as máquinas agrícolas e de construção devem atender novos níveis de ruídos e de emissões, de forma escalonada. Neste primeiro ano, as normas referem-se apenas para as máquinas de construção. As que já estão no mercado devem alcançar os níveis de ruídos exigidos pela norma, enquanto todas as novas máquinas (lançamentos) acima de 37kW devem atender as normas de emissões de ruídos, mas também de poluentes. Já o segmento agrícola terá duas etapas de cumprimento: em 2017 os equipamentos com potência acima de 75kW e em 2019 os equipamentos abaixo de 75kW deverão atender os novos níveis de emissões de ruídos e de emissões de poluentes. Esta é a primeira vez que o Brasil regula emissões para este tipo de equipamento.



Tags: FPT Industrial, motores, máquinas agrícolas, máquinas de construção, MAR-I, NEF 6.

Comentários

  • Feliciano JR

    Terão que evoluir muito ! os motores FPT tem baixo consumo de combustível e baixo índice de emissões de poluentes, porém baixa resistência !!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência