Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 27/10/2015 | 19h31

Feiras automotivas de grande porte continuam atrativas

Eventos segmentados são oportunidades multifacetadas, defende Reed

SUELI REIS, AB

Grandes eventos relacionados ao setor automotivo continuam sendo a vitrine preferida da maior parte das empresas, sejam elas montadoras ou fornecedoras de autopeças e serviços. A constatação é de João Paulo Picolo, diretor do portfólio automotivo da Reed Alcântara Machado, empresa organizadora das principais feiras relacionadas, como o Salão do Automóvel, Salão Duas Rodas, Fenatran e Automec, sendo que esta última teve o lançamento oficial da edição 2017 realizado na terça-feira, 27, e que voltará a reunir os segmentos de leves e pesados (leia aqui).

Para o executivo, mesmo em cenário de crise, as empresas optam e prezam pela qualidade da exposição de sua marca e de seus produtos quando o assunto é investimento, uma vez que o setor de eventos é reflexo da realidade dos mercados e consequentemente de suas demandas.

“Todas as empresas olham com muito cuidado todas as variáveis envolvidas em um megaevento, embora seja um investimento que se faz a cada dois anos, é um investimento importante. Apenas para citar o Salão do Automóvel como exemplo, posso dizer que se trata de um evento completo e se apresenta como uma oportunidade de estreitar relacionamentos. É onde a marca/empresa encontra em um único lugar mais de 800 mil potenciais consumidores porque é uma feira com apelo emocional; o maior volume de mídia espontânea a partir da cobertura jornalística de todo o mundo, além de reunir ao mesmo tempo sua cadeia de distribuição e frotistas, fora a relação com o governo, que sempre faz questão de comparecer à abertura”, relata Picolo.

No caso da Fenatran, maior feira do segmento de transporte de cargas da América Latina que ocorre entre os dias 9 e 13 de novembro, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, a Reed Alcântara Machado mantém o otimismo e a expectativa de aumentar o público, embora estejam confirmadas a ausência das principais montadoras de caminhões atuantes no País, como Mercedes-Benz, MAN (Volkswagen) e Ford. Picolo admite que diante do cenário de queda, algumas categorias em mais de 60%, é natural que as empresas optem por não participarem, mas garante que quem for vai encontrar as soluções ofertadas em outras edições mais robustas.

“Houve um esforço muito grande de toda a Reed em parceria com a NTC, Anfir e Anfavea em manter o conceito de que será um evento completo. Por enquanto, o pré-credenciamento para a feira está 15% maior que o da edição passada, significa que conseguimos passar a mensagem correta”, reforça Picolo. “Teremos a presença maciça de todos as empresas do setor de implementos, além de marcas importantes da área de rastreadores, pneus e autopeças”. Com relação às montadoras participantes, apenas Volvo e DAF terão estandes no evento.

Em sua análise, ele comemora o feito quando o segmento em questão é o de motocicletas. Segundo Picolo, embora o setor também enfrente um ano difícil, com queda nas vendas em 11% no acumulado até setembro, o Salão Duas Rodas registrou recorde de público. “Esta foi uma boa e grata surpresa para todos, principalmente para nós organizadores”.

SÃO PAULO EXPO

A existência de um novo local em São Paulo com infraestrutura de primeiro mundo e que possa atender megaeventos com tranquilidade, tanto para organizadores e expositores quanto para público em geral, é o novo alento para as feiras do setor, que geralmente acontecem no pavilhão de exposições do Anhembi.

O São Paulo Expo, antigo Espaço Imigrantes, localizado na zona sul da capital paulista, promete ser o novo ponto de encontro dos eventos da cidade. Com previsão de inauguração no início de 2016, o local possuirá dois pavilhões que somam 90 mil metros quadrados, sendo o atual de 40 mil m2 reformado e um novo de 50 mil m2, com ar-condicionado, centro de convenções de 10 mil m2 e estacionamento coberto com 4,5 mil vagas. O empreendimento é vinculado à empresa GL Events, que comprou do governo de São Paulo a concessão do Espaço Imigrantes. A empresa de origem francesa administra diversos centros de exposições em 19 países. No Brasil, é a responsável pelo espaço Rio Centro.

Segundo Picolo, o novo empreendimento pode trazer muitos benefícios para os expositores, uma vez que custos com ar-condicionado ou piso regular nivelado, por exemplo, não serão mais necessários no novo local. “Os maiores custos de uma exposição estão na montagem de um estande. Com o São Paulo Expo, esse custo pode cair entre 10% e 15%”, aponta. “Temos mais de 40 anos de relação com o setor automotivo e nossa postura tem sido a de se colocar do mesmo lado da mesa, como um parceiro de negócio, ajudando no desenvolvimento. Esse é o nosso papel.”

Ele confirma que a próxima Automec agendada entre 25 e 29 de abril de 2017 será realizada no São Paulo Expo e embora confirme que o Salão do Automóvel continuará no Anhembi, admite que há estudos em andamento sobre a realização do Salão do Automóvel no novo local.



Tags: Reed Alcântara Machado, feira, evento, Salão do Automóvel, Automec, Fenatran, Salão Duas Rodas, São Paulo Expo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência