Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 30/10/2015 | 18h45

Honda adia inauguração de Itirapina

Montadora tocou o pé no freio para “aguardar a evolução do mercado”

REDAÇÃO AB

Apesar de ter concluído as obras civis e já estar até testando maquinários e pintura, a Honda tocou o pé no freio e revisou os planos para o início das operações de sua segunda fábrica de automóveis no País, localizada na cidade de Itirapina (SP). A inauguração era prevista para o fim de 2015.

Segundo a fabricante, a nova data será definida “de acordo com a evolução do mercado”. Isso poderá ocorrer somente em 2017, já que a expectativa da Honda para 2016 é manter o volume de 2015, “o que poderá ser suprido pela fábrica de Sumaré (SP)”.

A decisão foi divulgada num momento em que Sumaré opera em dois turnos, cada um deles fazendo um hora e quinze minutos extras para montar HR-V, Fit, Civic e City (veja aqui).

Das dez marcas mais vendidas no acumulado até setembro, a Honda foi a única a apresentar crescimento, 17,4% sobre os mesmos meses de 2014. Essa alta foi alavancada pelo HR-V, hoje o utilitário esportivo mais vendido no Brasil, à frente até mesmo do Ford EcoSport.

Os emplacamentos do City também cresceram de 14,4 mil para 19,7 mil unidades no período. Já as vendas do Civic recuaram mais de 36,8% e as do Fit em 6,7%.

Segundo a montadora, o investimento previsto para Itirapina (R$ 1 bilhão) está mantido. A marca também reafirma a manutenção dos planos de renovação e atualização dos carros. Assim, a nova geração do Civic deve começar a ser produzida em Sumaré em 2016, independentemente da inauguração de Itirapina e da transferência do Fit ou do HR-V para lá. Recentemente, a Honda confirmou para o novo Civic a motorização VTEC Turbo 1.5 (veja aqui



Tags: Honda, fábrica, Itirapina, HR-V, Sumaré, Civic, City, Fit, VTEC, Ford, EcoSport.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência