NOTÍCIAS
10/11/2015 | 18h38

Lançamentos

Audi mostra primeiro A3 Sedan fabricado no Brasil

Modelo custará menos de R$ 100 mil, garante presidente Jörg Hofmann


SUELI REIS, AB

Primeiro Audi A3 Sedan fabricado no Brasil recebe pintura em homenagem a Ayrton Senna
Vinte e dois anos após o primeiro Audi chegar ao mercado brasileiro pelas mãos de Ayrton Senna, a empresa aproveita para prestar uma homenagem ao lendário piloto brasileiro ao mesmo tempo em que começa uma nova fase no País dedicando a ele o primeiro A3 Sedan fabricado no Brasil. Uma versão 1.4 turbo flex foi a primeira a ser montada na nova linha de produção localizada na unidade paranaense de São José dos Pinhais, mesmo complexo industrial da Volkswagen (leia aqui).

Segundo Jörg Hofmann, presidente da Audi no Brasil, a expectativa é de que neste ano a unidade produza cerca de mil unidades do A3 Sedan, cuja versão nacional chega neste mês às concessionárias em duas opções de acabamento, Attraction e Ambition. “O preço será muito competitivo, abaixo de R$ 100 mil”, revela o executivo. “O mercado premium está caindo 25% este ano, mas a Audi está na contramão, crescendo 35%, embora este seja um ano bastante difícil. Se em 2016 não houver medidas que melhorem a confiança do consumidor, será um ano muito mais difícil porque a crise não é só econômica, é uma crise de confiança”, alerta Hofmann.

O novo A3 nacional traz câmbio automático Tiptronic, nova suspensão traseira e entrega até 150 cv de potência, contra os 120 cv da versão importada. Ainda neste mês será lançada a versão 2.0 com motor importado de mais de 200 cavalos.

O modelo brasileiro, que também é o primeiro bicombustível da Audi, marca o início da produção em série e também o retorno das operações da companhia no País: na mesma fábrica a empresa já havia montado a primeira geração do A3 entre 1999 e 2006.

O NÚMERO UM

O primogênito da Audi que marca sua nova fase no Brasil ganhou um toque exclusivo: a pedido do artista Eduardo Kobra, conhecido por sua arte inovadora de grafites caricatos, a Audi concedeu o carro número um para uma pintura customizada pelo próprio Kobra que remete à homenagem ao piloto. Além disso, ele também confeccionou um painel de 42 metros de altura por 17,5 metros de largura com o rosto estampado de Senna. As duas obras de arte estão disponíveis ao público: o A3 Sedan ficará exposto até o fim deste ano no Audi Lounge, espaço que a montadora mantém em uma das ruas mais requintadas da capital paulista, a Oscar Freire. Depois disso, rodará o País em ações de marketing.

“Após as exposições, doaremos o primeiro Audi A3 fabricado no Brasil para um leilão on-line cuja renda será revertida para o Instituto Ayrton Senna”, afirma Hofmann, durante a apresentação do carro realizada na terça-feira, 10, no próprio Audi Lounge.

Para Kobra, foi a realização de um sonho: “Ayrton Senna dispensa comentários. Seu caráter e história de superação me inspiraram desde menino. Este é para mim o projeto dos sonhos e de todos os envolvidos com o meu trabalho e com a parceria com o Instituto Ayrton Senna e com a Audi”, comentou.

O painel, cujas negociações de autorização demoraram seis meses, ficou pronto em vinte dias. Está localizado entre as Avenidas Paulista e Consolação.


Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 11/10/2017
Montadoras decretam fim da crise e já desfrutam de trajetória de recuperação

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 13/10/2017
Com Jumpy, marca avança em novo território
AUTOINFORME | 11/10/2017
Onix e HB20 elevam o patamar de entrada no mercado brasileiro
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes