Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Frank Sowade decide deixar a Volkswagen
Sowade decidiu sair após 29 anos trabalhando na Volkswagen na Alemanha e no Brasil

Carreira | 18/11/2015 | 19h27

Frank Sowade decide deixar a Volkswagen

Ainda sem destino profissional acertado, segue na presidência da SAE

PEDRO KUTNEY, AB

Após 29 anos trabalhando na Volkswagen, na semana passada o engenheiro Frank Sowade se desligou da empresa, onde desde setembro de 2011 era diretor de operações da planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A Volkswagen confirmou a saída por decisão pessoal de Sowade, e que até o momento nenhum profissional foi escolhido para ocupar seu lugar na direção da fábrica.

Sowade segue na presidência da sociedade de engenheiros da mobilidade, a SAE Brasil, cargo voluntário para o qual foi eleito em janeiro deste ano com mandato de dois anos, até o fim de 2016. Por meio da assessoria da entidade, o engenheiro informou que ainda não tem destino profissional acertado e que seguirá se dedicando à SAE.

Engenheiro de produção graduado pela FEI em 1988, Sowade dedicou sua carreira integralmente à indústria automotiva, onde começou a trabalhar em 1986 como estagiário da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo. Nascido em uma família de descendência alemã, aprendeu em casa a falar alemão antes mesmo do português, e assim também passou toda a vida profissional trabalhando em empresas alemãs.

Logo após se formar, em 1989 foi contratado pela Mercedes-Benz para assumir a área de montagem de motores da fábrica do ABC paulista. Em uma viagem particular à Alemanha em 1991, aceitou um convite para trabalhar na sede do Grupo Volkswagen em Wolfsburg, na área de planejamento de produção das fábricas da companhia na América do Sul e África do Sul. Em 1995 Sowade regressou ao Brasil para cuidar da área de manufatura de powertrain (motores e transmissões) e tocou o projeto de uma nova fábrica de motores da empresa no País, que foi instalada em 1996 em São Carlos, no interior paulista.

Após dirigir a planta por quatro anos, Sowade retornou à sede do grupo na Alemanha como diretor de manufatura e ferramentaria. Na mesma função, voltou ao Brasil em 2004 e em 2008 foi designado para dirigir a fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP), exatamente no ano em que a unidade começou a produzir a nova geração do Gol e Voyage. Depois de quase três anos, regressou à Anchieta para comandar a planta mais antiga da montadora no Brasil – e a primeira fora da Alemanha –, onde encerrou sua longa carreira no grupo.

Assista abaixo a recente entrevista de Frank Sowade para o quadro Personalidades Automotivas da ABTV:



Tags: Frank Sowade, Volkswagen, SAE Brasil, carreira, engenharia.

Comentários

  • Gilson Paula Lopes de Souza

    Grande profissional e excelente pessoa. Votos de muito sucesso, e que continue atuante.

  • Paulo Guino

    Eu tive a oportunidade de trabalhar com o Frank Sowade na unidade de Taubate, onde tive a chance de conhecer bem de perto sua capacidade e competência e dedicação profissional. E uma pena a VW perder um profissional com a competência e conhecimento do nível do Frank Sowade. Desejo muito sucesso ao Frank. Paulo Guino

  • Antonio Gil Berrocal

    Tive a honra de trabalhar em alguns projetos com o Frank Sowade na unidade São Carlos e Anchieta da VW, onde aprendi a admirá-lo como um grande gerenciador de idéias e procedimentos de trabalhos. Sucesso na nova jornada.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência