Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Entidades | 23/11/2015 | 19h24

Instituto Renault inaugura nova sede da Associação Borda Viva

Novo local permitirá a ampliação de projetos dedicados a crianças e mulheres

REDAÇÃO AB

O Instituto Renault, que desde 2010 está à frente das ações e apoio a projetos socioambientais da Renault no Brasil, inaugura nova sede da Associação Borda Viva, entidade sem fins lucrativos que atende crianças, jovens e mulheres da região próxima ao Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). O novo local com 400 mil metros quadrados de área construída beneficiará as mais de 5 mil pessoas atendidas todo o ano pelos projetos desenvolvidos na associação. A inauguração coincide com os 10 anos de parceria entre as duas entidades.

Foram R$ 850 mil aplicados no projeto, recurso decorrente de financiamento da Renault junto ao BNDES, que permitiu a compra do terreno em 2013 e início das obras no fim de 2014.

“Além de oferecer uma melhor infraestrutura para ampliar a realização das atividades, este novo prédio permitirá agregar outros serviços à comunidade e, consequentemente, melhorar os seus resultados”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault. Criado há cinco anos, o Instituto tem como objetivo a promoção de ações dedicadas à sustentabilidade socioambiental nas comunidades onde atua, por meio do desenvolvimento de parcerias e da formação profissional com foco em geração de renda.

No Borda Viva, são desenvolvidas atividades relacionadas aos projetos Cozinha Escola, Cozinha Comercial, Cantinho da Leitura e Casa da Costura. Este último oferece curso de costura para geração de renda às mulheres moradoras do entorno. Na ocasião da inauguração da sede, o projeto lançou sua nova coleção de produtos feitos ali mesmo, tais como bolsas, mochilas, nécessaires, porta-objetos como saquinho de lixo para automóveis que são vendidos pelo site da instituição na internet.

Para este trabalho, a oficina recebe apoio de empresas e instituições parceiras que contribuem seja adquirindo os produtos e serviços seja com a doação de matéria-prima, como cintos de segurança, capas de bancos, lonas plásticas, retalhos de tecidos etc. Atualmente as empresas ajudantes são Abrare, Acessibilidade Já, Anjo Marketing, AutoLiv, Construart, Chavelle, Cartório Borda do Campo, Casa Lar, Centro de Apoio Família, Dudalina, Ecovia, Faurecia, Concessionária Globo, Instituto Nissan, Lajes Ivemar, L’Oréal, Lavitta, Estruturas Metálicas Norvaldo Tenfen, Panificadora São Francisco, Pailon Comunicação Visual, PUC-PR, STM, SESI-PR, Sol Técnica, Shopping São José, Vidraçaria Vitrine Leonardo Decontti, Provopar, Help, Sapore, Mitra e Marlene Venâncio.

O Cozinha Escola foi o projeto que deu início ao trabalho social da Associação Borda Viva, em 2002. Por meio dele, a associação oferece alimentação gratuita para crianças da região em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social ou desnutrição. As refeições são preparadas pelas mulheres da comunidade e atendem diariamente 180 crianças, totalizando 45 mil refeições por ano.

Já o Cozinha Comercial é formado também por mulheres da comunidade que foram treinadas na área de alimentação e passam a vender suas refeições para a comunidade no restaurante da associação. As equipes também trabalham na produção bolos, pães, doces, salgados e sucos, entre outros alimentos típicos de serviços de coffee break, que são fornecidos sob encomenda para eventos em empresas.



Tags: Instituto Renault, Renault, sede, Associação Borda Viva, socioambiental.

Comentários

  • Ricardo P. Yugueros

    "Agir localmente pensando globalmente", parabéns à RENAULT por pensar no coletivo.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência