Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 25/11/2015 | 18h41

Camex concede mais 158 ex-tarifários para bens de capital

Entre os setores contemplados o maior beneficiado é o automotivo

REDAÇÃO AB

A Câmara de Comércio Exterior, Camex, vinculada ao MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, reduziu o imposto de importação de 158 bens de capital sem produção nacional listados nas resoluções Camex nº 111 e Camex nº 112, aprovadas pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, o Gecex, e publicadas na quarta-feira, 25.

A medida integrada ao regime de ex-tarifário contempla máquinas e equipamentos, cuja alíquota passa de 14% para 2% até 30 de junho de 2017, além de bens de informática e telecomunicações, com tarifas reduzidas de 8% e 18% para 2% durante o mesmo período.

Segundo a Câmara, a redução das alíquotas diminuirá os custos de diferentes projetos industriais em curso cujos investimentos totalizam aproximadamente US$ 640,4 milhões. Entre os setores contemplados, o maior beneficiado é o automotivo: do total de investimentos previstos pela Camex, 40,65% provém da indústria automotiva. Os equipamentos que tiveram o imposto de importação reduzido também contemplam o setores de exploração de petróleo e sistemas de comunicação ótica, entre outros.

A maior parte dos bens, 76,9%, será adquirida nos Estados Unidos, outros 9,03% na China, 4,24% na Suíça e 2,88% virão da Alemanha.

Segundo a Camex, o regime de ex-tarifários possibilita o aumento da inovação por parte de empresas de diferentes segmentos da economia, com a introdução de novas tecnologias, além de produz um efeito multiplicador de emprego e renda sobre segmentos diferenciados.



Tags: Imposto de importação, Camex, ex-tarifário, setor automotivo, bens de capital.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência