Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Helder Boavida será o novo presidente do Grupo BMW no Brasil

Carreira | 11/12/2015 | 17h36

Helder Boavida será o novo presidente do Grupo BMW no Brasil

Arturo Piñeiro vai deixar a operação local e assumir cargo nos Estados Unidos

REDAÇÃO AB

A partir do próximo 2 de fevereiro o Grupo BMW terá novo presidente no Brasil. O português Helder Boavida assumirá o cargo, substituindo Arturo Piñeiro, que deixa a operação local da empresa. Após três anos na posição, ele vai para os Estados Unidos, onde será presidente da BMW of Manhattan, empresa do grupo voltada à distribuição dos veículos da marca na região.

Piñeiro liderou a companhia no Brasil por três anos justamente em seu momento mais desafiador, quando foi construída a fábrica da empresa em Araquari (SC). A planta completou o programa de produção este ano, com a montagem de cinco modelos: os BMW Série 1, Serie 3, X1 e X3, além do Mini Countryman.

O mérito de Piñeiro por conduzir a companhia durante este período é ofuscado pelo resultado de mercado em 2015. As vendas cresceram 6,1% entre janeiro e novembro deste ano, para 14,2 mil unidades. A alta, no entanto, não bastou para manter a posição da BMW no País e a empresa perdeu espaço para as concorrentes Mercedes-Benz e Audi (leia aqui). De líder do segmento premium, a agora fabricante nacional desceu para a terceira posição no ranking da categoria.

É com este desafio nas mãos que Boavida assume a presidência da operação local. A briga por espaço no mercado deve ficar ainda mais acirrada em 2016, com a inauguração da fábrica de automóveis da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). O executivo é formado em administração de empresas pela Universidade de Lisboa e foi diretor do Grupo BMW Portugal entre 2008 e 2014. Em seguida ele assumiu o comando da operação mexicana antes de ser nomeado para a posição no Brasil.



Tags: BMW, Helder Boavida, Arturo Piñeiro, presidente.

Comentários

  • VALTER CARVALHO

    Dr Helder Boavida conseguiu a liderança da BMW em Portugal em todo o seu mandato,graças á equipe que formou e ao equilibrio que nela sempre conseguiu manter . Foi de certeza esse espirito de cooperação e dialogo que manteve no Mexico, que o vai levar ao Brasil. Os meus Parabéns pela nova Presidência que vai assumir e que seguramente vai Cumprir,com o seu espirito de desafio, capacidade de ouvir e liderança que vai registar no seu novo horizonte.Parabéns a Portugal.

  • Lazaro Vitorino

    Desculpem pelo infelismente, e sim infelizmente nao posso comprar um BMW 320, mas leio muito sobre a marca, a qual sou apaixonado, gostaria de poder conhecer a fabrica no Brasil. E aqui da minha pequena cidade, no interior de SP, desejo sucesso a todos envolvidos no projeto BMW no Brasil. Se algum dia eu conseguir comprar um BMW 320 seminovo, o carro tera fino trato, e poderei desfilar com minha seda

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência