Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 16/12/2015 | 13h43

Ford comemora 1 milhão de EcoSport em Camaçari

Unidade baiana supre mercado brasileiro e também países latino-americanos

REDAÇÃO AB

O Ford EcoSport atingiu a marca de 1 milhão de unidades produzidas na fábrica de Camaçari, na Bahia. O modelo foi o terceiro a ser feito na unidade, que montou por alguns meses a picape Courier e depois passou a fabricar o Fiesta. O milionésimo carro foi alcançado 12 anos e meio depois do início das vendas.

“O EcoSport trouxe a possibilidade de acesso a um segmento até então restrito a modelos caros”, recorda o gerente-geral de marketing da Ford, Oswaldo Ramos. Além do mercado local, a produção brasileira supre países latino-americanos. Do total de 1 milhão, cerca de 600 mil foram vendidas no Brasil e as demais rumaram para Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela e México.

A primeira geração do carro, mostrada no Salão do Automóvel de 2002 (foto acima) tinha projeto muito parecido com o da minivan Fusion vendida na Europa. A nova geração, que surgiu no segundo semestre de 2012, nasceu como primeiro projeto global da Ford concebido no Brasil.

Naquele ano, pela transição do antigo para o novo, ele perdeu a liderança para o Renault Duster, embalado pelo lançamento ocorrido no ano anterior. Em 2013 o Ford recuperou a ponta. Em 2015, metralhado por concorrentes nacionais como Honda HR-V e Jeep Renegade (estreantes) e novamente pelo Renault Duster, que recebeu um facelift, o EcoSport caiu para a quarta posição entre os SUVs.

O Honda, o Jeep e o Renault estão, nesta ordem, à frente do Ford no acumulado até novembro. O aumento da concorrência e a retração de mercado levaram a Ford a decidir encerrar o terceiro turno em Camaçari, o que deve ocorrer em março. A unidade produz também o Ka (hatch) e o Ka+ (sedã).

O milionésimo EcoSport feito em Camaçari foi um modelo EcoSport FreeStyle 1.6 Flex.

Assista abaixo ao vídeo produzido pela Ford:



Tags: Ford, EcoSport, Oswaldo Ramos, Renault Duster, Jeep Renegade, Honda HR-V.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência