Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo VW enxuga time comandado por Müller
Segundo Matthias Müller, mudanças darão agilidade às decisões do Grupo

Internacional | 17/12/2015 | 15h05

Grupo VW enxuga time comandado por Müller

A partir do 1º trimestre, novos executivos vão liderar 5 áreas

REDAÇÃO AB

As mudanças no Grupo VW como desdobramento do dieselgate continuam e as novas nomeações passam a valer no primeiro trimestre de 2016. Caiu quase pela metade o número de líderes que se reportavam diretamente ao CEO, Matthias Müller.

O novo time tem agora cinco diretores, que vão liderar as áreas de pesquisa e desenvolvimento, vendas, design, produção e plataformas. Segundo a Volkswagen, a nova equipe terá como foco mudanças tecnológicas ligadas à eletrificação e à atualização tecnológica.

Ulrich Eichhorn passa a encabeçar a área de pesquisa e desenvolvimento do grupo. O executivo é PhD em Engenharia Mecânica. Já havia chefiado a área de pesquisas de 2000 a 2003.

Fred Kappler assumirá a área de vendas do grupo. Estudou ciências econômicas e entrou na VW em 1982. Ocupou diversas funções nas áreas de exportação e vendas, atuou na FAW, na China, na Skoda e desde 2011 comandava a divisão de serviços do grupo.

Michael Mauer estará à frente do design do Grupo VW, cargo que já ocupa na Porsche. Começou a carreira na Mercedes, passou pela Saab e pela GM europeia. Na Porsche, participou do projeto do Cayenne 2007, do Panamera e do 918 Spyder.

Wolfram Thomas vai comandar a produção da companhia. Graduado em Engenharia, está no grupo há 35 anos. Depois de vários cargos de gerência na Volkswagen, Seat e Volkswagen Veículos Comerciais, Thomas tornou-se gerente da fábrica da Volkswagen de Kassel em 1998. Em 2009 chegou à vice-presidência da Seat e em 2012 foi nomeado diretor de meio ambiente, energia e novas áreas de negócio do grupo.

Ralf-Gerhard Willner estará no comando divisão de plataformas modulares. Willner é engenheiro automotivo com experiência em ferramentaria. Começou na Audi em 1987. Após várias funções de gerência na marca premium e também na Volkswagen ele se tornou chefe de desenvolvimento de conceitos da Audi em Ingolstadt, em 2003. Em 2007 assumiu a mesma tarefa na Volkswagen. Em 2010 tornou-se diretor técnico do estúdio Italdesign Giugiaro. Voltou em 2013 à Audi para liderar a área de conceitos.



Tags: VW, Volkswagen, Matthias Müller, Ulrich Eichhorn, Fred Kappler, Michael Mauer, Wolfram Thomas, Ralf-Gerhard Willner.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência