Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 17/12/2015 | 17h55

Toyota fará Corolla também em Sorocaba

Montadora investe R$ 30 milhões para desafogar fábrica de Indaiatuba

REDAÇÃO AB

A Toyota vai investir R$ 30 milhões para produzir parte dos sedãs Corolla na fábrica de Sorocaba (SP), onde hoje é montada a linha Etios. A operação será concluída até o fim de 2016. O objetivo, segundo a fabricante, seria desafogar a fábrica de Idaiatuba (SP), onde o carro é montado hoje e que está próxima ao limite de sua capacidade instalada de 76 mil carros por ano em dois turnos.

A unidade abastece o mercado interno e também o argentino. Só no Brasil foram emplacadas de janeiro a novembro 60,9 mil unidades, 9% a mais que no mesmo período de 2014.

De acordo com a Toyota, o Corolla vem sendo fabricado com horas extras e sábados alternados de trabalho. Com a produção em duas fábricas a empresa pretende reduzir custos fixos. A estamparia e a soldagem das carrocerias do Corolla continuarão ocorrendo somente em Indaiatuba. De lá, parte das carrocerias armadas seguirá para Sorocaba, onde serão pintadas e passarão pela montagem final na mesma linha onde já correm os Etios hatch e sedã.

Segundo a Toyota, não é possível informar volumes em razão do desempenho atual do mercado. A empresa assegura que não trata de medidas para demitir. Ressalta que Indaiatuba continuará fazendo a montagem completa de parte dos Corolla e recorda que no meio de 2015 anunciou a contratação de 500 funcionários (veja aqui) para trabalhar tanto na fábrica do Etios como na futura unidade para motores em Porto Feliz (SP), com inauguração prevista para o primeiro semestre.



Tags: Toyota, Corolla, Etios, Indaiatuba, Porto Feliz, Sorocaba.

Comentários

  • Paulo Motta

    Qual o motivo que impossibilita a Toyota efetuar investimentos na planta de Indaiatuba visando a ampliação da capacidade produtiva do sedan Corolla?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência