Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Exportações de veículos seguem em expansão este ano

Indústria | 07/01/2016 | 18h16

Exportações de veículos seguem em expansão este ano

Resultados de 2015 mostram crescimento de 24,8% nos negócios internacionais

GIOVANNA RIATO, AB

Enquanto o mercado brasileiro encolheu, as exportações de veículos encerraram 2015 em expansão e devem manter essa toada em 2016. Esta é a expectativa da Anfavea, associação que representa as montadoras. A entidade anunciou na quinta-feira, 7, a projeção de que a indústria aumente em 8,1% as vendas internacionais este ano, para 451 mil unidades. Deste total, a organização estima que serão negociados 419 mil veículos leves e 31,7 mil pesados.

-Veja aqui os dados da Anfavea

O resultado positivo acontece depois de crescimento de 24,8% nas exportações de veículos em 2015, para 416,9 mil unidades. Em dezembro foram vendidos a outros países 46,2 mil carros, volume 26,5% superior ao de novembro e 97,2% maior que o do mesmo mês do ano anterior. A Anfavea avalia que os bons resultados foram estimulados pela desvalorização do real em relação ao dólar. Outro fator positivo foi a renegociação de acordos de comércio e o estabelecimento de novas parcerias, como as firmadas recentemente com o Uruguai e com a Colômbia.

A associação aponta que as vendas de veículos para o México cresceram 75% ao longo do ano. A evolução foi de 63% nos negócios com o Peru e de 83% nas entregas para o Chile. A demanda da Argentina por carros brasileiros aumentou 5,8%, apesar da redução do mercado interno do país. “Estamos muito animados com os negócios com eles em 2016. A nova visão econômica indica que vamos conseguir continuar crescendo”, acredita Luiz Moan, presidente da Anfavea.

A boa performance da indústria nas exportações em 2015 só não se refletiu no faturamento. Houve queda de 8,7% nas receitas obtidas com vendas de carros a outros países durante o ano, para US$ 10,49 bilhões. Moan avalia que o resultado reflete o mix de produtos exportado no período, com menor participação de caminhões e máquinas agrícolas, que têm valor mais elevado. A expectativa da entidade é melhorar esta situação. Com maior presença de veículos pesados, o faturamento com exportações pode crescer 7,6% em 2016, para US$ 11,3 bilhões.

PROJEÇÕES 2016




Assista à entrevista exclusiva com Luiz Moan, presidente da Anfavea:



Tags: Anfavea, exportação, veículos, Luiz Moan, indústria.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV