Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas do Grupo Volkswagen fecham 2015 com queda de 2%

Balanço | 11/01/2016 | 18h31

Vendas do Grupo Volkswagen fecham 2015 com queda de 2%

Brasil foi um dos responsáveis por puxar resultado negativo

REDAÇÃO AB

O Grupo Volkswagen divulgou detalhes de sua performance no mercado em 2015. No ano em que eclodiu o dieselgate, escândalo causado pela fraude da empresa em 11 milhões de motores para que eles passassem em testes de emissões, a companhia termina com redução de 2% em suas vendas ao redor do mundo na comparação com 2014. Foram entregues 9,93 milhões de unidades, somando os resultados das diversas marcas de veículos leves e pesados do Grupo.



Em dezembro os dados mostram queda mais severa, de 5,2% na comparação com igual mês do ano passado. Foram vendidas 834,8 mil unidades no período. O mês seguiu tendência apresentada após setembro, quando foi descoberta a fraude dos propulsores diesel. Até então os negócios seguiam trajetória ascendente.

Além do escândalo, a queda do mercado brasileiro foi outro fator negativo para a vendas do Grupo Volkswagen. O País foi o responsável pela maior queda entre todas as regiões em que a companhia atua, de 38,1%, para 389,9 mil veículos. Com isso, o resultado na América Latina foi 29,8% menor do que em 2014, com 558,3 mil unidades.

A Rússia também deu sua contribuição ao resultado negativo. Os negócios da empresa alemã diminuíram 36,8% no país em 2015, para 174,3 mil unidades. Na China a baixa foi bem mais sutil, de 3,4%, para 3,54 milhões de veículos. Ainda assim, a perda é importante, já que acontece em mercado de proporções tão grandes.

Os negócios do Grupo Volkswagen foram bem na Europa, com crescimento de 2,5%, para 4 milhões de carros. Só na Alemanha as entregas somaram 3,4 milhões de unidades, com alta de 4%. Outro resultado positivo foi o registrado nos Estados Unidos, onde a companhia evoluiu 1,2%, com 607,1 mil emplacamentos. Ainda assim, a performance é tímida diante do bom momento das vendas de veículos no país, que alcançaram recorde em 2015 com mais de 17 milhões de unidades (leia aqui).

MARCAS

A Porsche se destacou no Grupo pelo resultado positivo em 18,6% no ano passado, com 225,1 mil veículos entregues globalmente. O ano também foi bom para a Audi. Mesmo com o envolvimento no dieselgate, a marca elevou em 3,6% suas vendas, para 1,8 milhão de carros. Skoda e Seat tiveram avanços tímidos para 1 milhão de veículos a primeira e 400 mil unidades a segunda. Enquanto isso, a demanda por carros de passageiro da marca Volkswagen encolheu 4,8% e ficou em 5,8 milhões de unidades.

No segmento de veículos comerciais, a maior queda ficou com a MAN por causa da dependência do mercado brasileiro. A redução foi de 14,7%, para 102,5 mil unidades. Já a Volkswagen Veículos Comerciais reduziu seus negócios em 3,5% e vendeu 430,8 mil caminhões e ônibus. A contração também chegou à Scania, que registrou baixa de 4% no ano, para 76,6 mil veículos.



Tags: Volkswagen, vendas, veículos, carros, resultados, caminhões.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência