Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Euro NCAP elege os carros mais seguros de 2015

Internacional | 13/01/2016 | 19h00

Euro NCAP elege os carros mais seguros de 2015

Volvo XC90 foi o modelo com melhor performance no ano

REDAÇÃO AB

A Euro NCAP, entidade que avalia a segurança de carros vendidos na Europa, divulgou a lista dos modelos que apresentaram a melhor performance em cada categoria em seus testes ao longo de 2015. Foram avaliados 40 veículos durante o ano e, para escolher os mais seguros, a organização somou a nota recebida por cada um deles nos testes de impacto aos quais foram submetidos.

Os automóveis são avaliados em quatro dimensões: proteção aos ocupantes adultos, proteção às crianças, pedestres e assistência à direção. O modelo que mais se destacou neste contexto em 2015 foi o Volvo XC90, apontado pela Euro NCAP como o carro mais seguro testado no ano passado. O veículo também liderou a categoria fora de estrada grande. O melhor off-road pequeno foi o Mercedes-Benz GLA, que será montado no Brasil.

No segmento de carros de família grandes, Jaguar XE e Toyota Avensis empataram na comparação, com pontuação idêntica. O modelo da marca inglesa saiu com vantagem por não oferecer nenhum opcional e, portanto, vir de fábrica com todos os equipamentos de segurança. O Infiniti Q30 venceu na avaliação dos modelos de família pequenos, com bons recursos de proteção aos pedestres, segundo a Euro NCAP.

O Honda Jazz, chamado no Brasil de Fit, venceu entre os compactos. Entre os monovolumes, o Volkswagen Touran foi o modelo pequeno que mais se destacou e o Ford Galaxy acabou eleito o melhor entre os grandes.

A Euro NCAP elegeu ainda o Mazda MX-5 como esportivo conversível mais seguro, apesar de o modelo ter alcançado apenas quatro estrelas nos testes de impacto. A organização enfatizou que esta é uma categoria que tem carros com preços elevados, mas que, em muitos casos, não coloca a segurança entre as prioridades. Nenhum dos cinco automóveis avaliados nesse segmento ao longo de 2015 recebeu cinco estrelas, a nota máxima conferida pela entidade.

Em seu balanço, a Euro NCAP aponta que os veículos feitos por fabricantes alemãs, suecas, japonesas e inglesas têm, em geral, nível de segurança mais elevado. Os resultados de 2015 também mostram que os modelos lançados recentemente garantem clara vantagem na comparação com carros mais antigos, que não foram atualizados com as novas tecnologias em segurança.

Para 2016, a entidade projeta mais um ano de desafios para que as montadoras alcancem boa classificação em segurança. A partir deste ano a organização inclui em seu protocolo o sistema AEB, de frenagem automática, que evita atropelamentos. Dessa forma, só receberão cinco estrelas os carros equipados com o dispositivo.

EURO NCAP: OS CARROS MAIS SEGUROS DE 2015



Tags: Euro NCAP, segurança, Volvo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência