Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 18/01/2016 | 19h56

Volkswagen enfrentará processos de acionistas por dieselgate

Investidores buscarão na justiça alemã compensação por derrocada de ações

REDAÇÃO AB

Um grupo de 66 acionistas da Volkswagen entre investidores institucionais dos Estados Unidos e do Reino Unido abrirá um processo na Alemanha com o objetivo de buscar compensação pelas perdas do valor de suas ações devido ao escândalo de fraude em testes de emissões que ficou conhecido como dieselgate. De acordo com a agência Reuters, o escritório de advocacia Nieding + Barth informou que apresentará o caso ainda nesta semana no tribunal regional em Brunswick.

“Somando-se a isso, reunimos outros vários milhares de investidores privados. Assim, achamos que somos a maior plataforma para ações contra a Volkswagen na Alemanha”, disse Klaus Niedling, da Niedling + Barth, à Reuters.

O escritório pretende usar as chamadas ações modelo de mercados de capitais, um procedimento judicial alemão que pela ausência de ações coletivas como as norte-americanas usa determinações judiciais vencidas por investidores individuais como modelo para obter danos a outros que são igualmente afetados. De acordo com a agência, a VW não quis comentar o assunto.

Desde que o caso de fraude se tornou público, em setembro de 2015, as ações da Volkswagen perderam quase um terço de seu valor. O escândalo estourou quando o grupo admitiu ter enganado reguladores norte-americanos sobre os níveis de emissões de seus motores movidos a diesel ao instalar um software em mais de 11 milhões de automóveis, tanto da marca Volkswagen quanto Audi, Seat e Skoda.

A empresa então começou um longo processo para reverter a situação, desde a demissão do CEO global do grupo, Martin Winterkorn, até o anúncio de um plano global que envolvia, entre outras medidas, um recall global. Na Califórnia, Estados Unidos, o plano apresentado pela montadora foi rejeitado (leia aqui).



Tags: Volkswagen, dieselgate, justiça, fraude, emissões, escândalo, advocacia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência